icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

CMJP registra 7.553 matérias em tramitação em 2013

Em 2013 tramitaram 581 projetos de lei na Câmara de Vereadores de João Pessoa.

Publicado em 16/12/2013 às 9:54

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) registrou, no ano legislativo de 2013, o total de 7.553 matérias em tramitação. Foram 4.678 matérias a mais que em 2012, um crescimento de 162,71%. Os números são referentes ao cruzamento de dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e dos Setores de Apoio Legislativo e de Arquivo da Casa Napoleão Laureano.

Ao todo, em 2013, tramitaram na CMJP 6.487 Requerimentos; 581 Projetos de Lei (PLs); 182 Indicações ao Executivo Municipal; 162 Projetos de Decreto Legislativo (PDLs); 87 vetos do Executivo a matérias da Câmara; 33 Projetos de Resolução (PRs); 10 Projetos de Lei Complementar (PLCs); seis Medidas Provisórias (MPs); e cinco Projetos de Emenda à Lei Orgânica (PELOs).

No último dia 5 a CMJP aprovou o orçamento da Capital referente ao exercício financeiro de 2014, estimado em R$ 2.293.513.330,00, além do Plano Plurianual (PPA) para o quadriênio 2014-2017. O valor é 21% maior que o orçamento estimado para este ano. A votação aconteceu durante a última sessão ordinária deste ano e a LOA 2014 recebeu 345 emendas propostas pelos vereadores. Entre os destaques feitos no PPA 2014-2017, estão mais investimentos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e para ações de preservação e recuperação dos rios da cidade. Este foi o culminar de um processo em que 37 pastas municipais compareceram à CMJP, em seis audiências públicas, para discutir as peças.

Entre as leis mais comentadas, destacaram-se a que proíbe o uso da substância à base de cola e vidro moído (cerol), que se tornou exemplo para outras casas legislativas na Paraíba, como as Câmaras de Campina Grande e Alhandra. A Lei está conhecida popularmente como “Lei Cândida Nazaré”, em homenagem à professora paraibana que foi vítima fatal dessa prática neste segundo semestre. Além desta, outras proposições também chamaram atenção: a lei que possibilita às mulheres, após às 21h, pedirem parada de ônibus no ponto que seja mais conveniente; e outra que dispõe sobre a gratuidade de cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência e agressão física, dentre tantas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp