icon search
icon search
home icon Home > cultura
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CULTURA

Estrela cadente da música

Escritor e jornalista americano Mark Bego lança biografia de Whitney Houston, um ano após a morte da cantora.

Publicado em 25/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:07


Segundo o site 'Mashable', a morte de Whitney Houston (1963-2012) foi sabida pelos internautas, por meio do Twitter, 27 minutos antes de a imprensa publicar a primeira notícia sobre o incidente. Em tempos em que as informações circulam em uma velocidade atordoante, não é de se estranhar que, 10 dias depois do ocorrido, o jornalista americano Mark Bego tenha conseguido atualizar sua biografia sobre a cantora com um novo começo e um novo final.

Whitney Houston! - A Espetacular Ascensão e o Trágico Declínio da Mulher Cuja Voz Inspirou uma Geração (Sonora Editora, 252 páginas, R$ 39,90) chega, um ano depois, às prateleiras brasileiras. A biografia inaugura um selo editorial que é fruto da parceria entre a gravadora Discobertas, de Marcelo Fróes, e a distribuidora Indigo, dos sócios Marcus Fabrício e Michel Jamel.

"Marcus e Michel estiveram em Frankfurt ano passado e fizeram diversos contatos, e essa biografia foi uma oportunidade que surgiu. Só precisamos mandar traduzir, então ficou pronta primeiramente", conta Fróes, que teve a colaboração da tradutora Maíra Contrucci Jamel na primeira edição brasileira da obra. Lançado originalmente em 1986, o livro saiu sob o título inicial de Whitney! e foi relançado em 2009, apenas na Alemanha, sob o título de Whitney Houston: Die Biografie.

A edição atualizada começa no fatídico dia 11 de fevereiro, quando o corpo de Whitney foi achado, por um de seus guarda-costas, desfalecido em uma banheira do luxuoso Hotel Hilton, em Beverlly Hills, na véspera da 54ª cerimônia do Grammy Awards (prêmio que ela recebeu sete vezes durante a sua carreira).

Termina exatamente com as homenagens póstumas que celebridades como Queen Latifah, Tonny Bennett e Oprah Winfrey fizeram à diva no Twitter, durante a repercussão da tragédia que envolveu a personalidade que Bego imortaliza como "a estrela deslumbrante e sofisticada de O Guarda-Costas (1992)".

Considerado o 'rei' das biografias do universo pop, Bego tem uma ampla cartela de artistas no seu portfólio bibliográfico. Eclético, já escreveu sobre nomes da cena country, sobre o rapper Vanilla Ice, os roqueiros Elvis Presley e Billy Joel, a diva soul Aretha Franklin e uma penca de astros do pop, da banda Village People e Elton John a Sade, Tina Turner, Cher e Madonna.

Seu espectro literário não fica apenas no mundo da música, abrangendo também Hollywood: Will Smith, Matt Damon, Leo DiCaprio e Julia Roberts não escaparam à agilidade de sua caneta.

As fontes do autor, além de sites e publicações impressas, são entrevistas com coadjuvantes da história de vida de cada um dos protagonistas de suas narrativas. No caso de Whitney Houston, destacam-se músicos como Bashiri Johnson (baterista da banda que a acompanhou), e atrizes como Barbara Shelley.

De acordo com Marcelo Fróes, depois de Whitney Houston!, a Sonora pretende reeditar a biografia oficial de Moreira da Silva (1902-2000), fora de catálogo há 15 anos: "Nossa editora vai lançar muitos produtos novos, nacionais e internacionais, mas também irá resgatar livros musicais atemporais - sejam biografias ou livros de referência que estão fora das prateleiras há alguns anos".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp