COTIDIANO
Estado de saúde de Mubarak é grave
Ex-presidente foi transferido para um hospital, segundo fontes da prisão de Tora em que está preso.
Publicado em 20/06/2012 às 8:00
A agência oficial egípcia Mena disse ontem que o ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, 84 anos, sofreu um AVC depois de ter sofrido uma parada cardíaca. Seu estado de saúde é grave. O ex-presidente foi transferido para um hospital, segundo fontes da prisão de Tora em que está preso.
"O coração de Hosni Mubarak parou e ele foi tratado com a ajuda de um desfibrilador", indicou a agência, citando fontes de segurança.
A saúde do ex-ditador egípcio se deteriorou nos últimos dias.
Mubarak foi submetido no dia 11 de junho a dois processos de desfibrilação cardíaca no hospital da prisão de Tora.
O ex-chefe de Estado foi condenado à prisão perpétua pela repressão da revolta contra seu regime no início de 2011, que deixou cerca de 850 mortos.
A Justiça não o acusou de ter uma responsabilidade direta, e sim de não ter tomado as iniciativas necessárias para impedir essas mortes. As acusações de corrupção contra ele e seus dois filhos Gamal e Alaa não foram consideradas.
Seis autoridades de alto escalão da segurança da época foram absolvidas, o que levou muitos egípcios a considerar que o processo foi muito clemente.
No início do mês, as autoridades penitenciárias aceitaram que Gamal, também detido na prisão de Tora à espera de outro julgamento por corrupção, fosse transferido para ficar mais perto de seu pai. Mubarak teria pedido que Alaa também ficasse perto dele.
Comentários