COTIDIANO
Khadafi e filho são enterrados
Publicado em 26/10/2011 às 6:30
-
O corpo de Muammar Khadafi e de Motassim, filho dele, foram enterrados ontem, depois de terem sido expostos por quatro dias à visitação pública. O Conselho Nacional de Transição (CNT), que governa o país, informou que os corpos foram enterrados em um local secreto no deserto da Líbia. Guma Al Gamaty, integrante do CNT, disse que o sepultamento ocorreu ao amanhecer.
Segundo o CNT, o clérigo Khaled Tantoush rezou pelos cadáveres ainda no frigorífico em que eles foram expostos a civis, em Misrata. Tantoush era clérigo de Khadafi e também foi capturado pelos rebeldes.
Familiares dos mortos puderam assistir à cerimônia. Entre eles, dois primos de Khadafi: Mansour Dhao Ibrahim, ex-líder da Guarda Popular, e Ahmed Ibrahim.
Em seguida, os corpos foram entregues a rebeldes para serem levados a um local distante no deserto. Eles se comprometeram a jamais revelar a localização do jazigo. Os corpos, que ficaram em exposição pública por quatro dias, já apresentavam sinais de decomposição, enquanto facções locais decidiam como sepultá-los. Os responsáveis pela guarda colocaram sacos plásticos sob os corpos por causa do vazamento de fluidos, e entregaram máscaras cirúrgicas aos visitantes, para que se protegessem do mau cheiro.
As circunstâncias da morte de Khadafi e Motassim não foram esclarecidas, mas as autoridades líbias anunciaram na última segunda-feira que irão iniciar uma investigação.
Comentários