COTIDIANO
PM intensifica ações de combate ao crime
Pontos considerados críticos em Mandacaru, receberão policiamento ostensivo; ações fazem parte da Operação Nômade.
Publicado em 19/05/2012 às 6:30
Com o registro de 22 homicídios desde o início deste ano, o bairro de Mandacaru, em João Pessoa, será o foco das abordagens da Operação Nômade, que acontece neste final de semana e foi lançada na manhã de ontem no próprio bairro.
Foram priorizados pontos críticos onde devem ser intensificadas ações policiais, como ‘Porto de João Tota’, ‘Beira Molhada’ e ‘Beco de Zé Borges’, entretanto a operação está sendo realizada desde ontem em toda a Região Metropolitana de João Pessoa.
“Nós acompanhamos a mancha criminal e realizamos constantes levantamentos para que possamos trabalhar de forma efetiva. Mandacaru é uma área prioritária. Instalamos aqui uma Unidade de Polícia Solidária (UPS) que já mostrou um resultando extremamente positivo com redução nos casos de violência, mas o trabalho é contínuo. Esse processo exige continuidade, para isso é necessário ocupar os locais com maior incidência de crime em toda a Região Metropolitana”, afirmou o secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima.
Na Operação Nômade irão atuar aproximadamente 300 policiais, além do efetivo diário, que gira em torno de 600 policiais. “Para conseguimos um resultado positivo, é necessário uma integração maior entre a polícia e a sociedade. Com essa operação nós alcançamos esse objetivo. Com a instalação de UPS, a polícia conseguiu o apoio da população e, nestes casos, nós ficamos sabendo bem mais rápido que são as pessoas que estão praticando crimes”, explicou o coronel Francisco de Assis Castro, subcomandante da Polícia Militar da Paraíba.
Policiais do Rádio Patrulhamento, Força Tática, Rotam, Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Cavalaria, Batalhão Ambiental e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) integram a Operação Nômade.
Para o comandante da UPS de Mandacaru, o tenente Iury Agostini, a operação incrementa o efetivo e proporciona maior segurança aos moradores. Na análise do comandante, o mês de março foi considerado o mais crítico em relação a crimes de homicídio.
Foi contabilizado um assassinato no mês de janeiro, cinco em fevereiro, 10 em março, três em abril e três neste mês de maio. Para garantir a segurança dos moradores, policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar fizeram diversas abordagens durante a manhã de ontem em Mandacaru.
Comentários