POLÍTICA
Novas legendas crescem na Paraíba
PSD, PSL e PPL chegaram arrebatando um grande número de vagas tanto no Legislativo como no Executivo municipal.
Publicado em 11/11/2012 às 9:45 | Atualizado em 06/05/2021 às 8:43
Novas legendas – PSD, PSL e PPL – chegaram arrebatando um grande número de vagas, tanto no âmbito do Legislativo quanto do Executivo municipal. Essas forças intermediárias têm diminuído a força das ex-grandes legendas. Juntamente com a mais nova legenda, o PEN, que não disputou nestas eleições, os partidos são preponderantes para os resultados obtidos pelos demais partidos no pleito de 2014.
Outra legenda menos tradicional, como o PSB, ampliou de 12 para 35 o número de prefeituras municipais e de 125 para 215 a quantidade de vereadores socialistas que ocuparão cargos nas câmaras municipais a partir do próximo ano. O PSB cresceu, como não poderia ser diferente, já que é o partido do governador Ricardo Coutinho, assim como o PSD, que é o partido do vice-governador, também obteve ótimos resultados.
Outro partido que se destacou nas eleições foi o PT, que, embora tenha ampliado em um o número de prefeitos, de seis para sete, conquistou a capital, que é o mais importante reduto eleitoral do Estado, tendo em vista o número de eleitores.
O presidente estadual do PT, Rodrigo Soares, destacou que a vitória do "companheiro" Luciano Cartaxo em João Pessoa, com 68,13% dos votos válidos no 2º turno, tendo sido a maior vitória proporcional no Brasil, somada à reeleição no primeiro turno dos prefeitos Pedro Feitosa (Ibiara), Raimundo Antunes (Santa Cruz), José Bento (Soledade) e Yasnaia Polyana (Pombal) e a eleição de Dr. Elio (Santana dos Garrotes), bem como a eleição de dez vice-prefeitos e vice-prefeitas em cidades importantes do Estado e de 112 vereadores e vereadoras, apontam para um novo momento político e social na Paraíba.
Comentários