VIDA URBANA
Trabalho policial integrado
Estado será dividido em 'Territórios Integrados de Segurança e Defesa Social' que serão cobertos pelas Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
Publicado em 18/12/2012 às 6:00
As polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros da Paraíba passarão a atuar de forma integrada em todo o Estado. A partir da instituição dos Territórios Integrados de Segurança e Defesa Social (TISPs), a Paraíba será dividida em três grandes regiões, com cobertura de equipes compostas por integrantes das três corporações.
A iniciativa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) entra em vigor a partir da publicação da Lei Complementar nº 111, sancionada pelo governador Ricardo Coutinho e publicada no Diário Oficial do último sábado. A legislação dispõe sobre o Sistema Integrado de Segurança Pública e institui os TISPs.
A atuação integrada da Segurança Pública está em fase experimental há mais de um ano em João Pessoa, desde a implantação do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp I), no bairro de Manaíra. No local, policiais civis e militares atuam de maneira conjunta, com lotação em um mesmo ambiente. Segundo informações da Seds, houve uma queda de 67% no índice de homicídios na área, especialmente nas proximidades do Bairro São José.
Ainda de acordo com a assessoria da Seds, com a implantação dos TISPs, serão criadas as chamadas Regiões Integradas de Segurança Pública (REISPs). A partir daí, poderão ser criadas novas Disps e Unidades de Polícia Solidária (UPSs) em todo o Estado, além das oito já existentes nas seguintes localidades da capital: Alto do Mateus; Mandacaru; Bola na Rede; Bairro São José; Bela Vista; Jardim Planalto; Róger e Jaguaribe. Os bairros que receberam as UPS reduziram em 22% o número de homicídios de janeiro a novembro de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado.
Comentários