CULTURA
PB conhece livro premiado de Barreto
Por iniciativa do Clube do Conto e da família de Geraldo Maciel, o livro será lançado nesta quinta-feira na Paraíba: no Terraço Brasil.
Publicado em 08/11/2012 às 8:00
Um ano antes de sua morte, o escritor Geraldo Maciel (1950-2009), sob o pseudônimo Luiz Nazar, submetia o seu primeiro romance, Peccata Mundi, ao Prêmio Lucilo Varejão da Prefeitura do Recife (PE).
Vencido o concurso, o livro só seria lançado postumamente, em agosto deste ano, na Balada Literária do Recife, evento ao qual o Clube do Conto da Paraíba, um dos redutos mais frequentados por quem ainda é conhecido como Barreto, compareceu maciçamente.
Por iniciativa do Clube do Conto e da família de Geraldo Maciel, o livro será lançado nesta quinta-feira na Paraíba: no Terraço Brasil, em João Pessoa, a partir das 19h.
Segundo Fátima Araújo, viúva de Barreto, na ocasião será exibido o curta-metragem A Poeira dos Pequenos Segredos (Brasil, 2012), de Bertrand Lira, baseado em um conto do escritor. A exibição será quase que simultânea à defesa do curta no 9ª Amazonas Film Festival, onde Bertrand concorre a dois prêmios na mostra competitiva.
"A vida tem essas duas faces: ao mesmo tempo que estamos felizes e satisfeitos com o lançamento do romance e do curta, é muito difícil lembrar que ele se foi", diz Araújo, que cuida atualmente de uma obra composta por mais três romances inéditos que a família pretende lançar a partir do ano que vem.
"Barreto é uma unanimidade entre seus companheiros escritores e críticos da Paraíba: um dos mais importantes expoentes de nossa literatura contemporânea", afirma Carlos Cartaxo, um dos seus colegas do Clube do Conto.
Além de ficcionista, Barreto foi também editor: conduziu a Manufatura até sua morte, em maio de 2009.
Comentários