COTIDIANO
Número de mortos por tufão nas Filipinas passa de 16
Cem mil tiveram de recorrer a abrigos nesta terça-feira por causa das inundações e dos fortes ventos provocados pelo tufão Nesat.
Publicado em 28/09/2011 às 8:00
Pelo menos16 pessoas morreram e 100 mil tiveram de recorrer a abrigos nesta terça-feira por causa das inundações e dos fortes ventos provocados pelo tufão Nesat no norte das Filipinas, segundo as autoridades.
A região mais atingida é a de Luzon, a principal do norte das Filipinas e onde o Nesat provoca estragos e destruiu lavouras.
O tufão chegou à ilha de Luzon antes do amanhecer com ventos sustentados de até 140 km/h e rajadas de até 200 km/h, segundo o serviço filipino de meteorologia (Pagasa).
As aulas estão canceladas desde a última segunda-feira, e os organismos oficiais, salvo aqueles envolvidos nas operações de salvamento e assistência aos desabrigados, foram fechados ontem.
Em Manila, o tufão inundou muitas ruas, deixou amplas áreas da capital sem energia elétrica e o trânsito é impossível em algumas regiões pelas enchentes e árvores que caíram com o vento.
As autoridades tinham ordenado a retirada de 100 mil pessoas na segunda-feira em antecipação à chegada de Nesat no arquipélago composto por mais de 7.100 ilhas.
Entre 15 a 20 tufões passam pelas Filipinas a cada ano durante a estação chuvosa. (Com informações do G1)
Comentários