VIDA URBANA
Unicef capacita 136 municípios da Paraíba
Eventos irão tratar do Selo Unicef e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes.
Publicado em 25/08/2014 às 10:29
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) dará início ao 3º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef Município Aprovado Edição 2013-2016 no Estado da Paraíba. Representantes do Unicef, do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) e da Fundação Telefônica passarão por Pombal (26/08), Campina Grande (27/08) e João Pessoa (28/08) para repassar orientações e tirar dúvidas de lideranças adolescentes, gestores, conselheiros de direito das crianças e adolescentes e técnicos de 136 municípios paraibanos sobre o Selo Unicef.
Na ocasião, os consultores do Unicef, da Fundação Telefônica e do Serta irão tratar do Selo Unicef e do fortalecimento das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes; do enfrentamento ao trabalho infantil com dicas para o mapeamento da situação de risco e oportunidades de cada município; e da importância da participação dos adolescentes na busca pela melhoria da qualidade de suas vidas e pela conquista do Selo.
As atividades serão realizadas das 8h30 às 18 horas. Em Pombal,a capacitação ocorrerá no Hotel Cruzeiro e irá reunir representantes de 58 municípios. Em Campina Grande, serão 53 municípios, no Caruaru Park Hotel. Já em João Pessoa, estarão presentes representantes de 25 municípios.
A melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes está relacionada e depende de ações, programas e políticas criadas, implantadas e gerenciadas pelos municípios. Durante os encontros, os presentes irão receber informações sobre as ações estratégicas que poderão ser implantadas em cada localidade, em sete áreas temáticas: Sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS, crescer sem violência, ser adolescente, ser prioridade nas políticas públicas e brincar, praticar esportes e divertir-se.
Os consultores da Telefônica levantarão o debate em torno do trabalho infantil, defendendo a importância de implementação de um conjunto de políticas públicas que integrem um sistema de garantia efetiva dos direitos de meninas e meninos, além de ações de fiscalização, que encontrem, verifiquem e afastem os afastem desse tipo de exploração.
Já educadores do SERTA defenderão a participação protagonista dos adolescentena busca pela melhoria da qualidade de suas vidas, destacando que eles devem conhecer e reivindicar seus diretos, assumindo responsabilidades; e adotar atitude ambiental responsável, estabelecendo relações interpessoais, afetivas e sustentáveis no âmbito da família e da comunidade.
Serão promovidas duas oficinas, com os jovens presentes, abordando os temas ‘Conhecer, reivindicar e assumir responsabilidades’ e ‘Relação interpessoal na família e comunidade’. Esses temas estão entre as 20 temáticas que serão tratadas, até 2016, junto aos jovens representantes dos municípios inscritos no Selo.
Município aprovado
O Selo Município Aprovado é um reconhecimento internacional do UNICEF ao esforço dos municípios no cumprimento das suas políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. Ele busca universalizar direitos e melhorar a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes dos municípios brasileiros que se encontram na região do semiárido e na Amazônia Legal.
O Selo parte do princípio de que cada município pode colocar na pauta de suas políticas públicas prioritárias a defesa dos direitos da criança. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações para alcançar melhores índices de desenvolvimento nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social das crianças e adolescentes.
Comentários