icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Praça dos Três Poderes será reformada e ficará pronta em 90 dias

O projeto prevê a revitalização dos canteiros e da arborização para devolver o traçado original.

Publicado em 28/07/2014 às 13:00

A Praça João Pessoa, mais conhecida como Praça dos Três Poderes passará por uma ampla reforma e receberá itens de acessibilidade, iluminação nova, padronização do piso, restauração dos bancos, reparação dos postes e luminárias e restauração total do monumento central. O projeto prevê ainda a revitalização dos canteiros e da arborização, com plantio de novas palmeiras imperiais para devolver o traçado original. O projeto está orçado em R$ 394 mil e deve ser concluído em 90 dias.

A Praça João Pessoa foi inaugurada em 1803. Na época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça) da Paraíba.

Como vai ficar

O traçado atual da praça será mantido, alinhando-se apenas os meios-fios dos canteiros no passeio interno. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

Os bancos existentes serão restaurados ou substituídos, quando a recuperação não for possível devido ao desgaste do tempo. A iluminação será restaurada com a restauração e substituição de postes e lâmpadas.

Atualmente existem três tipos de ladrilho. Durante a revitalização, será utilizado apenas um deles: o ladrilho hidráulico (20 cm x 20 cm) nas cores cinza claro e cinza escuro. Vão ser aproveitados, em parte, os ladrilhos antigos que puderem ser recuperados.

As palmeiras imperiais que fazem parte do traçado original serão mantidas e complementadas.

A restauração completa será executada por um profissional competente, selecionado através dos meios legais para esse tipo de serviço.

Para a elaboração do projeto de requalificação, foram realizadas visitas no local e elaborado um levantamento fotográfico e métrico. O anúncio do início das obras será feito nesta terça-feira (29) pelo prefeito Luciano Cartaxo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp