CULTURA
Literatura vai ao interior da Paraíba
4ª edição da Feira Literária de Boqueirão (Flibo) é aberta nesta quarta-feira (23), às 19h40.
Publicado em 23/10/2013 às 6:00
Homenagens ao centenário do poeta Vinicius de Moraes (1913-1980) e reflexões sobre a importância da literatura na infância dão início, nesta quarta-feira, à 4ª edição da Feira Literária de Boqueirão (Flibo), evento que já é o mais importante do calendário literário do interior da Paraíba e um dos que mais crescem no Nordeste.
"Este ano, a programação dobrou em relação ao ano passado, com o deslocamento do evento para o segundo semestre e a participação mais efetiva das escolas municipais e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)", ressalta a poeta Mirtes Waleska Sulpino, presidente da Associação Boqueirãoense de Escritores(Abes) e coordenadora geral da Flibo.
Além da presença de escritores como Sérgio de Castro Pinto, que realiza a conferência de abertura hoje, às 19h40, a feira ainda terá na sua agenda uma oferta de mini-cursos, oficinas literárias, lançamentos de livros, espetáculos teatrais e musicais (conheça a programação, na íntegra, no box).
Segundo Mirtes Waleska Sulpino, a expectativa para os quatro dias de feira é envolver a população de Boqueirão e das cidades vizinhas nas atividades culturais: "Já temos confirmada a vinda de caravanas de Campina Grande, Sapé e Pocinhos. A parte pedagógica do evento, nesta edição, está bem movimentada e conseguimos viabilizar várias atrações, como a cantora Renata Arruda, que fará um show na sexta-feira", destaca a coordenadora da Flibo.
ABERTURA
Sérgio de Castro Pinto, que é convidado da Flibo pela primeira vez, nos quatro anos em que ela ocorre, se diz animado pela escolha do tema da conferência ter pousado no papel da literatura na infância: "Eu, que sou professor de Letras, mas não concluí nem sequer iniciei o curso (ele é formado em Direito e tem pós-graduação na área), sempre encarei a leitura como uma atividade prazerosa e lúdica", conta o poeta, que pretende declamar versos de Vinicius de Moraes, em alusão ao seu centenário.
"Vinicius também teve parte de sua obra destinada ao público infantil", lembra Sérgio de Castro Pinto. "A Arca de Noé (1970), livro que teve seus poemas musicados (uma reedição do disco saiu este mês e foi tema de capa do 'Vida e Arte'), é uma mostra do bom poeta que ele era."
Vinicius será celebrado também na apresentação da Filarmônica Nossa Senhora do Desterro, às 20h40, e no show de Kaline Bertino, às 21h10. Os 35 músicos da orquestra que comemora, no ano que vem, quatro décadas de trajetória, executam o repertório especial do Concerto para Vinicius, o Poetinha. Já Bertino faz, no palco, o seu Tributo a Vinicius.
Outro momento importante da Flibo será o intercâmbio promovido amanhã, às 17h, com Antônio Campos e Eduardo Côrtes, curadores da Festa Literária Internacional de Pernambuco (a Fliporto), que ocorre em Olinda, no próximo mês.
A exemplo do que aconteceu na edição inaugural da Flibo, quando a organização da feira recebeu a visita de uma comissão da Festa Literária Internacional de Paraty (a Flip, no Rio de Janeiro), o foco é interagir com outros modelos de eventos e promover uma maior articulação com as livrarias e editoras, que ainda não registram uma presença maciça em Boqueirão.
"Nós ainda não visamos muito ao mercado, nos preocupando mais com a formação de leitores", afirma Mirtes Waleska Sulpino. "Mas tudo é possível no futuro, já que a feira está sempre em construção e se reinventando a cada ano que passa."
Confira a programação completa da 4ª Flibo:
Hoje
15h Marcha pela literatura
16h Apresentação teatral
19h Abertura oficial
19h40 Conferência de abertura com Sérgio de Castro Pinto
20h40 Concerto com a Filarmônica Nossa Senhora do Desterro
21h10 Show com Kaline Bertino
23h Balada Literária com DJ Sizak
Amanhã
9h Mini-cursos UFCG
10h Mesa redonda com Mabel Amorim
14h Oficinas de formação e palestras com Damião Ramos Cavalcanti e Efigênio Moura
15h Palestra com Edson Tavares
16h Palestra com Aderaldo Luciano
17h Palestra com Antônio Campos e Eduardo Côrtes
19h Palestra com José Edilson de Amorim
20h Bate-papo literário com Rinaldo de Fernandes e Bruno Gaudêncio
21h40 Show de Aline Cannêjo
Sexta-feira
9h Mini-cursos UFCG
10h Mesa-redonda com José Benedito de Brito
14h Oficinas de formação
15h Palestra com Jairo César
16h Palestra com Bruno Gaudêncio e lançamento do livro de Cyelle Carmem
17h Bate-papo com Luyse Costa, Simone Pedersen e André Ricardo Aguiar
19h Lançamento da antologia de Otacílio Batista e Francisco Linhares
20h Lançamento dos livros de Bartolomeu Pereira e de Geraldo Abrantes
22h Show de Saramágua e Renata Arruda
Sábado
9h Apresentação de cordelistas, repentistas e trio de forró
10h Apresentação do Grupo de Tradições Folclóricas “Mulheres do Cangaço”
Comentários