VIDA URBANA
Carnaval de rua de João Pessoa terá 40 agremiações
Desfile das agremiações acontece de 1º a 4º de março na Beira Rio.
Publicado em 06/02/2014 às 10:06 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:12
Quarenta grupos vão participar do desfile do Carnaval Tradição 2014, que representa a manifestação da cultura popular pessoense no período momesco da capital. Entre os participantes estão as agremiações (escolas de samba, tribos indígenas e clubes de orquestra), além de ursos e batucadas. O evento acontece nas noites de 1º a 4 de março, na Avenida Duarte da Silveira, conhecida também como Beira Rio. O Desfile das Campeãs será na terça-feira, dia 4.
O presidente da Liga Carnavalesca de João Pessoa, Beto Bandeirantes, confirmou as datas do desfile. “Esse ano vão desfilar as agremiações do grupo B no sábado. No domingo, serão aquelas do grupo A. Na segunda-feira, saem os ursos e batucadas. O Desfile das Campeãs será na terça-feira porque a prefeitura alegou que a infraestrutura não pode ficar até a quarta-feira por determinação do Ministério Público”, esclareceu.
A realização dos quatro dias de festividade na Avenida Duarte da Silveira é da Prefeitura de João Pessoa. Além do evento, a gestão municipal vai apoiar mais outra ação voltada a esse segmento da cultura popular, segundo confirmou o presidente da Associação dos Ursos de João Pessoa, Dau Zapata.
“Teremos parceria para a nossa prévia do dia 22 de fevereiro, que acontecerá em Mandacaru”, ressaltou. “Faremos ainda o Encontro dos Ursos, que acontece no primeiro sábado após o Carnaval. Mas esse evento é por nossa conta mesmo”, acrescentou.
Quem for à Avenida Duarte da Silveira poderá assistir à apresentação de agremiações, ursos e batucadas. Esses grupos representam a expressão genuína da cultura popular carnavalesca da capital paraibana, disseminada espontaneamente por moradores de diferentes bairros ao longo das décadas. Ao todo desfilam pela avenida quatro escolas de samba, dez tribos indígenas, oito clubes de orquestra, 16 ursos e duas batucadas.
Folia de Rua
A vistoria dos trios elétricos utilizados pelos blocos carnavalescos das prévias pessoenses serão vistoriados a partir de 20 de fevereiro pelo Corpo de Bombeiros. A data foi definida durante reunião realizada ontem entre a corporação e representantes do Projeto Folia de Rua.
O vice-diretor da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), tenente-coronel Nazareno Oliveira de Morais, explicou que será exigido aos blocos do Folia de Rua o cumprimento das Normas Técnicas e o Controle de Pânico. Ele ressaltou ainda que a autorização do Corpo de Bombeiros não exime a de outros órgãos.
Os responsáveis pelos blocos deverão solicitar a vistoria dos trios com até 72h de antecedência ao desfile. Esse é o tempo suficiente para sanar possíveis irregularidades, segundo o Corpo de Bombeiros. Para o procedimento, o interessado terá que apresentar um croqui com o percurso, além da relação dos trios que participarão dos desfiles.
Comentários