TECNOLOGIA
Novos VW Passat e Jetta chegam ao Brasil no primeiro semestre de 2011
Pré-estreia do Grupo Volkswagen no Salão de Paris aconteceu na noite desta quarta-feira (29), na capital francesa, com um ‘espetáculo’ proporcional à ambição de se tornar o maior fabricante de veículos do mundo.
Publicado em 29/09/2010 às 21:22
Do G1
A pré-estreia do Grupo Volkswagen no Salão de Paris aconteceu na noite desta quarta-feira (29), na capital francesa, com um ‘espetáculo’ proporcional à ambição de se tornar o maior fabricante de veículos do mundo. No evento, os destaques de cada marca do grupo foram apresentados, entre eles, o novo Passat, que chega ao Brasil no segundo trimestre do ano que vem. Outro modelo previsto para o mercado brasileiro e que estará no Salão – o evento abre as portas para a imprensa nesta quinta-feira (30) - é o Jetta. O carro também chegará no Brasil no primeiro trimestre de 2011.
Em uma montagem com direito a fogo e cachoeira no palco, a sétima geração do Passat foi mostrada como a grande aposta da marca Volkswagen no mercado europeu. Em linhas, o modelo não inova muito, apesar do apelo esportivo inspirado na versão CC. Desta vez, a fabricante alemã foi bem conservadora e optou por não revolucionar o design do sedã médio (médio para o padrão europeu). Há ainda a versão station wagon, com as mesmas linhas conservadoras.
Mesmo assim, fez uma “graça” ao instalar um sensor para abertura do porta-malas na parte inferior da traseira do carro. Assim, se a pessoa está com as mão ocupadas com malas e sacolas, basta passar o pé a uma certa distância do dispositivo que o tampo se abre.
De acordo com a Volkswagen, a nova geração do modelo inova no aprimoramento da parte mecânica, pois consome 19% menos combustível do que a versão anterior. Além disso, na Europa será vendido em dez opções de motores, a gasolina, diesel, gás natural e etanol (E85 – mistura com 85% de etanol e 15% de gasolina). As potências dos propulsores variam entre 105 cv e 300 cv.
O carro vem ainda com uma série de sistemas de segurança, como controle automático dos faróis, sistemas de alerta de troca involuntária de faixa e de aproximação de veículos pela lateral e retaguarda, sistema de frenagem de emergência na eminência de colisões e a segunda geração do Park Assist, que estaciona o carro sozinho em vagas longitudinais e perpendiculares à via (o G1 testou a primeira geração deste sistema).
Jetta
A nova geração do Jetta não foi apresentada durante o evento. Porém, a fabricante alemã divulgou as informações sobre o modelo. A grande novidade está nas medidas do carro. Nove centímetros maior do que a geração anterior, o modelo europeu tem 4,64 m de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura. Segundo a Volkswagen, a gama de motores varia de 105 cv a 200 cv e inclui um turbodiesel, de 140 cv, capaz de rodar 14,4 km/l no ciclo combinado de estrada e cidade.
Os modelos adaptados para o mercado americano (S, SE, SEL, TDI e GLI) serão vendidos por a partir de US$ 15.995. Como equipamentos de série, o carro conta com monitoramento de pressão dos pneus e controle eletrônico de estabilidade (ESP).
Comentários