COTIDIANO
Polícia Federal desarticula quadrilha de doleiros
Durante Operação Downtown, policiais federais dizem ter prendido 15 pessoas. Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em SP, RJ, SC e MG.
Publicado em 26/08/2008 às 14:43
Do G1
Pelo menos quinze pessoas foram presa pela Polícia Federal nesta terça-feira (26), dez delas em São Paulo, suspeitas de integrar uma quadrilha de doleiros. Durante a operação batizada Downtown, os policiais informaram ter desarticulado a quadrilha, que atuaria na Região Central de São Paulo. Foram cumpridos 15 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo (10), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (1) e Santa Catarina.
Segundo a PF, as investigações revelaram que os envolvidos operavam com moedas estrangeiras, principalmente dólar e euro, no mercado paralelo, sem submeter seus resultados à tributação e controle do Banco Central. Há indícios ainda da ligação desses doleiros com membros de uma organização criminosa paulista, traficantes de drogas, trabalhadores informais estrangeiros e empresas privadas.
Os principais crimes cometidos pela quadrilha são: evasão de divisas, operação de instituições financeiras sem autorização, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal. As penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.
Comentários