POLÍTICA
Oposição tem maior nº de projetos de lei apresentados na AL
Oposição apresentou mais de 400 projetos, enquanto deputados de situação menos de 300.
Publicado em 04/01/2012 às 16:23
A bancada de oposição venceu a disputa com a bancada governista na Assembleia Legislativa em 2011, ao menos no que diz respeito aos números. De acordo com dados do Serviço de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), disponível no site da Assembleia, os deputados de oposição apresentaram 405 projetos de lei, enquanto os de situação deram entrada em 281 projetos.
Os números são relativos apenas a projetos de lei ordinária (PLO) e de projetos de lei complementar (PLC). Com relação as bancadas por partido, o PMDB, é o grande vencedor do ano, com 148 projetos apresentados. No entanto, vale destacar que o partido, com seis deputados, tem o maior bloco na Assembleia
Já do lado governista, a bancada de maior destaque foi a do DEM. Os cinco deputados do partido apresentaram 103 projetos. Nesse número estão incluídos também os que foram feitos pelo atual secretário-chefe de Governo, Lindolfo Pires, que está licenciado do cargo.
O PSC, que é do bloco de oposição, também apresentou um número relevante de projetos. Formada por apenas três parlamentares, a bancada do partido deu entrada em 63 projetos. Com o mesmo número de parlamentares, o PSDB deu entrada em 50, o PT em 47 e o PSB em apenas 37.
Com apenas dois deputados cada, sendo um do bloco de situação e outro de oposição, o PSL e o PPS tiveram desempenhos parecidos. O primeiro apresentou 41 projetos e o outro 50.
Comentários