ECONOMIA
Microcrédito dobra no 1º semestre na PB
Programas desenvolvidos por bancos, cooperativas de crédito e ONGs estão em expansão na PB; os dados são do Ministério do Emprego e Trabalho.
Publicado em 11/09/2012 às 6:00
Dados do Ministério do Emprego e Trabalho (MTE) apontam que os programas de microcrédito desenvolvidos por instituições como bancos, cooperativas de crédito e ONGs vivem um período de expansão. Nos primeiros seis meses deste ano, o montante destinado aos micro e pequenos empresários somou R$ 182,988 milhões contra R$ 92,619 milhões no mesmo período do ano passado (alta de 97,5%).
Além disso, em número de operações, o ano de 2012 já supera 2011 em 62,3%, com 125 mil contratações até o momento contra 77 mil no ano passado. Entre os programas líderes de desembolso estão o Crediamigo e o Agroamigo, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). A Paraíba soma mais de 360 mil pessoas trabalhando por conta própria. “O Estado está se transformando, equiparando-se a outros brasileiros. A queda nos juros dos bancos e todo o trabalho que o governo estadual vem fazendo em prol do pequeno empresário tem mudado completamente o cenário da nossa economia. Essa liberação de crédito vai permitir a ampliação de negócios e criação de outros.
Tudo isso só irá gerar mais renda e empregos para nosso povo”, revela o presidente da Federação das Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Femicro) e representante do conselho representativo do Sebrae-PB, Antônio Gomes.
Comentários