COTIDIANO
Atirador mata oito mulheres e dois homens em escola da Finlândia
Polícia liberou detalhes das vítimas do ataque de terça-feira (23). Atirador morreu horas depois de abrir fogo em escola técnica.
Publicado em 24/09/2008 às 9:03
Do G1
A polícia finlandesa liberou nesta quarta-feira (24) detalhes sobre as vítimas de Matti Saari, o atirador que matou 10 pessoas em uma escola do oeste da Finlândia e depois atirou na própria cabeça. De acordo com a agência de notícias Associated Press, o jovem de 22 anos matou oito mulheres - todas estudantes - e dois homens, um professor e um aluno.
O departamento de investigação nacional informou ainda que Saari feriu uma outra estudante antes de atirar contra a própria cabeça. A identificação dos corpos foi difícil, pois muitos deles estavam carbonizados pelo incêndio provocado por Saari com explosivos.
O porta-voz da polícia Urpo Lintula confirmou que o atirador havia conseguido sua permissão para porte de armas em agosto deste ano e que os oficiais chegaram à escola 10 minutos após o alarme. Saari atirou nos policiais, mas nenhum foi ferido.
A polícia também confirmou que o atirador havia sido interrogado pelas autoridades um dia antes do ataque. O motivo seria um vídeo postado por ele no "YouTube", em que aparecia com uma arma. Os vídeos foram removidos e a polícia o liberou por não achar motivos para prendê-lo.
O caso ocorreu quase um ano após Pekka-Eric Auvinen, um garoto de 18 anos, ter matado oito pessoas em uma escola finlandesa na região de Tuusula. As vítimas foram seis alunos, a diretora do instituto e a enfermeira do centro de ensino, assim como o autor dos disparos, que morreu em um hospital de Helsinque após disparar um tiro contra a própria cabeça.
Comentários