ECONOMIA
João Pessoa terá 28 eventos
Avanço das obras no Centro de Convenções de João Pessoa contribuiu para a atração de congressos na cidade.
Publicado em 14/01/2014 às 6:00 | Atualizado em 26/05/2023 às 17:31
A capital paraibana tem programado já 28 eventos agendados para 2014, até este mês, o que representam 15% a mais dos realizados no ano passado. A captação foi feita pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa. Segundo o gerente executivo de operações da entidade, Ferdinando Lucena, a cadeia produtiva do turismo e consequentemente a economia local deverá estar mais aquecida este ano, pois será um ano de “feriadões”, Carnaval realizado em meados do primeiro semestre (março) e de Copa do Mundo.
O avanço das obras no Centro de Convenções de João Pessoa, que há alguns meses já recebe eventos, também contribuiu para a atração de congressos técnicos-científicos, profissionais, esportivos, corporativos e associativos na cidade.
O objetivo do Convention Bureau é que estes encontros atraiam cada vez mais turistas no período onde a visitação na cidade seja pequena, fazendo com que os períodos considerados de baixa estação sejam rentáveis para a capital paraibana. São considerados períodos de pouca rentabilidade no turismo este ano os meses de abril a maio e de agosto a novembro.
Entre os 28 eventos previstos para este ano estão a Copa do Mundo de Robótica, o Congresso Norte e Nordeste de Angiologia e Cirurgia Vascular, o Congresso Brasileiro de Ortopedia Pediátrica, o Congresso Internacional de Fisioterapia Manual e o Congresso Brasileiro de Ensino Odontológico.
“A nossa agenda é dinâmica, então estes são os eventos previstos até agora, porque muita coisa pode surgir daqui para frente. Dos 28 agendados, pelo menos cinco vão ser realizados no Centro de Convenções de João Pessoa, que é a grande mola propulsora para a capitalização de negócios”, disse Ferdinando Lucena.
De acordo com o gerente executivo do Convetion Bureau, um dos desafios dos estados nordestinos é fazer com que a baixa estação seja rentável para o Trade Turístico. Isso porque o turista de lazer vai embora depois das festas, ficando a lacuna em alguns meses do ano.
“Mas João Pessoa está com uma dinâmica diferenciada, e este ano vamos ter um aumento considerável na cadeia produtiva do turismo”.
Ferdinando Lucena acrescentou que mesmo não tendo um Centro de Treinamento de Seleção, João Pessoa vai lucrar durante a Copa do Mundo, pois a capital paraibana fica próxima das duas cidades-sedes como Natal e Recife.
Comentários