COTIDIANO
Hillary aceita cargo de Obama, diz jornal
'New York Times' cita duas fontes próximas da senadora. Rede NBC informa que secretário de Tesouro será Timothy Geithner.
Publicado em 22/11/2008 às 8:24
Do G1
O jornal americano “New York Times” informou nesta sexta-feira (21) que a senadora Hillary Clinton aceitou o cargo de secretária de Estado para o governo de Barack Obama.
A senadora por Nova York vai ocupar o cargo que hoje é de Condoleezza Rice.
A versão eletrônica do diário cita duas fontes próximas de Hillary, que perdeu as prévias do Partido Democrata justamente para Obama.
"Ela está pronta", diz a fonte para o "New York Times".
Segundo fontes do Partido Democrata, Hillary deve ser nomeada em breve e acrescentaram que o anúncio oficial deve ser feito depois do feriado de Ação de Graças, em 27 de novembro.
A ex-primeira-dama teria tomado esta decisão após ter discutido com Obama sobre a natureza do cargo e seus planos para a política externa, segundo as mesmas fontes.
Mais nomes
A rede NBC informou que o secretário de Tesouro será Timothy Geithner, presidente do Federal Reserve (Banco Central) do Estado de Nova York, e que o secretário de Comércio será o governador do Novo México e também um dos pré-candidatos democratas nas prévias presidenciais, Bill Richardson.
Richardson foi secretário de Energia dos Estados Unidos durante o governo Bill Clinton e também embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU).
Oficialmente, a equipe de transição de Barack Obama, eleito presidente no último 4 de novembro, só anunciou o nome de Rahm Emanuel como chefe de gabinete (veja infográfico abaixo).
Obama irá assumir a Presidência dos Estados Unidos a partir de 20 de janeiro de 2009.
Comentários