icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Secretários têm até dia 15 para apresentarem metas para 2019 a João

Governador também quer que cada secretaria tenha um funcionário para alimentar sistema de governança eletrônica.

Publicado em 03/01/2019 às 15:26 | Atualizado em 04/01/2019 às 7:42


                                        
                                            Secretários têm até dia 15 para apresentarem metas para 2019 a João
Primeira reunião do governador João Azevêdo com secretários (Foto: Secom-PB)

Os secretários estaduais têm até o dia 15 para apresentarem ao governador João Azevêdo (PSB) as metas de cada pasta para o ano de 2019, destrinchando submetas para cada trimestre. Essa foi a ‘tarefa de casa’ da primeira reunião de trabalho da gestão de João, realizada nesta quinta-feira (3) na Espep.

Além disso, João também determinou que cada secretaria deve ter um funcionário designado para alimentar o sistema de governança eletrônica, que foi apresentado durante a reunião e a participação de toda a equipe no curso que vai ser realizado no dia 18 no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre operacionalização da máquina pública.

Em meio ao discurso de continuidade da gestão anterior, alguns secretários já indicaram quais são suas prioridades para esta primeira fase da nova gestão e a questão financeira é um dos destaques.

Segundo a secretária de Administração, Livânia Farias, um dos focos é a questão da previdência, um desafio nacional. “A gente precisa equilibrar esses números, precisa ver essa reforma. O governador já determinou e vamos analisar como fazer. Da forma que está fica difícil para estados e União”, justifica. Ela também informou que a prioridade é concluir as obras em andamento, mas que novas obras devem ser anunciadas dentro dos primeiros cem dias da gestão.

Orçamento também é preocupação para a secretária de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Ana Cláudia Vital, que destacou que será necessário mais controle da arrecadação e mais planejamento nos gastos para atingir as metas que, segundo ela, têm como prioridade “dar seguimento nas obras e pagar os servidores em dia”.

De olho no futuro

De olho em prazos um pouco mais amplos, João Azevêdo destacou que este é o ano de se debruçar sobre o Plano Pluri Anual (PPA) para os anos de 2020 a 2023. Já o secretário de Educação, Aléssio Trindade, lembra que este ano acontece nova edição do Prova Brasil, avaliação que define o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Vamos continuar o regime de colaboração para a alfabetização na idade certa para garantir bons resultados”, disse.

Já o secretário de Recursos Hídricos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Deusdete Queiroga, avalia que o grande desafio de sua pasta é garantir segurança hídrica, o que vai exigir melhorias na distribuição da água. “Temos a possibilidade de resolver esse problema com a transposição, mas é preciso ainda um avanço muito grande no serviço prestado pela Cagepa”, avalia.

Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp