icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Protesto contra Reforma da Previdência marca abertura do Parlatório

Ato foi realizado na Praça João Pessoa na manhã desta sexta-feira. 

Publicado em 17/02/2017 às 12:10

Milhares de pessoas ligadas a Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs) do Estado participaram na manhã desta sexta-feira (17) de um protesto contra a PEC 287, que trata da Reforma da Previdência. O ato, realizado na Praça João Pessoa, no Centro, marcou a reabertura do Parlatório do Povo Deputado Tota Agra da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

O governador Ricardo Coutinho (PSB) utilizou as redes sociais para comentar a reabertura do parlatório. Para o socialista, a abertura do espaço com um debate com os trabalhadores rurais atenta para "um novo tempo".

O movimento foi organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba (Fetag-PB) com participação da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), além de filiados de 214 sindicatos. O grupo saiu em caminhada pela ruas do Centro, empunhando faixas e cartazes até o parlatório, onde foram recebidos pelo presidente da Casa, Gervásio Maia (PSB), os autores da proposta de debate, Jeová Campos (PSB) e Estela Bezerra (PSB).

Os deputados questionam a constitucionalidade da matéria, que deverá ser votada no Congresso Nacional neste semestre. Alguns manifestantes cobraram o posicionamento dos senadores e deputados federais sobre a matéria.

Dentre os pontos, alvo de críticas, está a dificuldade para que o trabalhador possa requerer a aposentadoria. Segundo a proposta inicial, a partir de agora o trabalhador terá de contribuir por 49 anos com o INSS para poder se aposentar. “Ela obrigará o trabalhador a contribuir por 35 anos para a previdência social e ao final de 65 anos de idade, ele terá apenas 76% da sua remuneração, ou seja, quem quiser efetivamente ter a aposentadoria integral terá que contribuir por 49 anos”, destacou Jeová Campos.

Para Estela Bezerra, debater a Reforma da Previdência na reabertura do Parlatório desperta o sentimento de cumprimento de sua obrigação de representar os interesses da sociedade paraibana. O governador Ricardo Coutinho utilizou as redes sociais para comentar sobre a reabertura do parlatório.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp