POLÍTICA
Eleições para prefeito de Cabedelo têm quatro candidatos confirmados
Novo gestor vai ser definido no próximo dia 17 de março, em eleição suplementar.
Publicado em 14/01/2019 às 9:41 | Atualizado em 14/01/2019 às 17:44
Encerrado o prazo das convenções partidárias para as definições dos candidatos à prefeitura de Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, quatro nomes foram lançados para a disputa. Além do prefeito interino, vereador Victor Hugo Castelliano (PRB), estão na disputa Eneida Régis (PSD), o vereador José Eudes (PTB) e Marcos Patrício (PSOL). A eleição está marcada para o dia 17 de março.
A primeira convenção realizada foi a de Vitor Hugo, que ocorreu no sábado (12), no Cabedelo Clube. A chapa, que tem como candidato a vice-prefeito o nome de Aguinaldo Silva, conta com a coligação formada pelo PRB, DEM, MDB, PROS, PDT e PSB.
As presenças do governador João Azevêdo (PSB) e do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) chegaram a ser anunciadas por Vitor Hugo, mas as lideranças socialistas não compareceram. Participaram do evento, entretanto, o senador eleito Veneziano Vital do Rego (PSB) e a deputada estadual reeleita Estela Bezerra (PSB), além do deputado João Gonçalves.
Eneida
Já o PSD confirmou o nome de Eneida Regis como candidata a prefeita, tendo como o vereador Janderson Brito (PSDB) figurando em sua chapa como candidato a vice-prefeito. Eneida é esposa do ex-prefeito de Cabedelo, José Régis, que comandou o município até 2012.
A convenção do PSD/PSDB também foi realizada no Cabedelo Clube, só que no domingo (13). Além dos presidentes estaduais das duas legendas 'cabeças de chapa', Eva Gouveia (PSD) e Ruy Carneiro (PSDB), também estiveram presenças lideranças como prefeito de Santa Rita, Emerson Panta (PSDB) e a vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PSDB).
Eudes
Outra candidatura definida é o do vereador José Eudes, pelo PTB, com o apoio do Podemos e do PT. A convenção aconteceu na Gouver Recepções. Eudes terá o jornalista Paulo Nogueira, do Podemos, como companheiro de chapa.
Marcos
A candidatura de Marcos Patrício (PSOL) e Françualdo Alves (PCdoB) como prefeito e vice-prefeito, respectivamente, foi definida também no domingo, durante convenção conjunta do PSOL e PCdoB realizada no Espaço Camboa, em Camalaú, Cabedelo. O presidente estadual do PSOL, Tárcio Teixeira, destacou que Marcos tem preparo para liderar Cabedelo. “Sem dúvida, é o melhor e mais preparado, além de ser o único sem nenhuma relação com a operação Xeque-Mate”, escreveu.
Eleições em Cabedelo
O processo eleitoral para a escolha do novo prefeito e vice de Cabedelo está sendo organizado pela Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba, que tem à frente o desembargador José Ricardo Porto, vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e corregedor eleitoral.
Conforme o calendário eleitoral, o prazo para que o Partido ou Coligação apresente o requerimento de Registro de Candidatos a Prefeito e vice da Eleição Suplementar do Município de Cabedelo termina no próximo dia 23 de janeiro.
Segundo a Resolução, caso o Partido ou a Coligação não requeira o registro de candidatura, os candidatos têm até as 19h do dia 28 de janeiro para requererem seus registros perante o Cartório da 57ª Zona Eleitoral, em Cabedelo.
A Propaganda Eleitoral terá início a partir do dia 24 de janeiro, e a prestação de contas dos candidatos, inclusive a dos vice-prefeitos e dos partidos políticos, que deverá ser encaminhada à Justiça Eleitoral até o dia 16 de abril deste ano.
Nova eleição
As novas eleições para a prefeitura de Cabedelo foram determinadas pela Justiça Eleitoral após a renúncia do ex-prefeito Leto Viana em outubro do ano passado. Ele está preso desde o dia 3 de abril em decorrência da Operação Xeque-Mate, desencadeada pelo Ministério Público do Estado da Paraíba e Polícia Federal para desbaratar um esquema de corrupção na prefeitura e na Câmara de Cabedelo. Ele está preso, desde então, na carceragem do 5° Batalhão da Polícia Militar.
Comentários