icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Primeiro eclipse lunar do ano poderá ser visto na madrugada desta segunda

Fenômeno poderá ser apreciado na Estação Cabo Branco, que montou programação especial.

Publicado em 20/01/2019 às 13:00


                                        
                                            Primeiro eclipse lunar do ano poderá ser visto na madrugada desta segunda
Divulgação: Assessoria

				
					Primeiro eclipse lunar do ano poderá ser visto na madrugada desta segunda
Este será o último eclipse total da lua visível da Paraíba nos próximos três anos, segundo APA. Foto: Divulgação/Assessoria. Divulgação: Assessoria

A partir da 0h30 desta segunda-feira (21) será registrado o primeiro eclipse lunar de 2019, com eclipse total previsto para 1h50 da madrugada da segunda-feira. A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, em João Pessoa é um dos locais para quem deseja apreciar o fenômeno. A entrada é gratuita ao público de todas as idades.

O fenômeno poderá ser visto com ou sem ajuda de lunetas, binóculos e telescópios e não é preciso nenhum tipo de equipamento de proteção. A assessoria da Estação Ciência lembra, no entanto, que o êxito do evento vai depender das condições climáticas do dia.

No domingo (20), várias atividades estão programadas para acontecer na casa a partir das 18h, com show musical de Michel Soares, no anfiteatro, oficina sobre o fenômeno da super lua, observação com telescópios e a projeção, em tempo real do eclipse, na parede do prédio administrativo.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, disse que este será o último eclipse total da lua visível da Paraíba nos próximos três anos. O seguinte, segundo ele, ocorrerá apenas em maio de 2022. O eclipse, entre a fase parcial e total, deve durar aproximadamente três horas.

O evento na Estação Cabo Branco será acompanhado pelo professor do laboratório de astronomia, Marcos Jerônimo, que este ano está completando 50 anos de atividade astronômica e dedicados ao ensino da astronomia na Paraíba, com a exposição “O Homem e o Universo”, no hall do prédio administrativo da casa.

“Mesmo ocorrendo em horário um pouco incômodo e estando sujeito às condições meteorológicas, esse é um dos mais interessantes eventos astronômicos do ano de 2019 e o mais acessível, o mais fácil de observar, mesmo a olho nu. Então, vale a pena ficar acordado até de madrugada para acompanhar este eclipse, mesmo que não tenha nenhum telescópio, luneta ou binóculo para acompanhar”, disse o professor Marcos Jerônimo.

Super lua de sangue

O professor Marcos Jerônimo explicou que logo após a máxima do eclipse, durante a fase de totalidade, a lua atingirá perigeu, ou seja, o ponto de sua órbita mais próximo da terra. “Quando a lua cheia coincide com seu perigeu, ela é chamada de superlua, conhecido popularmente de lua de sangue”, comentou o professor.

Visibilidade

O eclipse estará visível de norte ao sul das Américas do Norte e do Sul. Algumas regiões do leste europeu e do noroeste da África e leste asiático poderão contemplar apenas um eclipse parcial instante antes do nascer do sol. Para o restante do mundo, o eclipse não será visível.

Horários

A partir da 0h33, ocorre o primeiro contato da Lua com a sombra da Terra chamada “Umbra”. A partir de então, os observadores poderão ver a sombra avançando sobre a superfície lunar até cobri-la totalmente às 1h41. A Lua então deve assumir uma coloração avermelhada provocada pela dispersão da luz solar refletida pela atmosfera da Terra. O ponto máximo do eclipse deve ocorrer às 02h12m e às 02h43, a Lua começa a sair da sombra da Terra. A partir desse momento, a sombra vai recuando na superfície da Lua até as 03h50, quando a fase parcial do eclipse se encerra.

Cientificamente, ainda existe uma fase penumbral que se inicia às 23h36 de domingo e vai até às 04h48 da segunda. Nessa fase, a luz do Sol que atinge a Lua é parcialmente bloqueada pela Terra. Há uma redução da luminosidade da Lua que é imperceptível a olho nu e, portanto, desinteressante para o público.

O evento é uma parceria entre a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) do IFPB.

PROGRAMAÇÃO DO ECLIPSE DA LUA:

DOMINGO (20)

Apresentação musical com Michel Soares

Hora: 18h30

Local: Anfiteatro

Oficina sobre o fenômeno

Hora: 19h

Local: Jardins da Estação

Observação com telescópio

Hora: a partir das 20h

Local: Jardins da Estação

SEGUNDA-FEIRA (21)

Eclipse da lua – Lua de Sangue

Hora: 00h30 – 1h50

Local: Jardim da Estação

Projeção do eclipse

Hora: 00h30 – 1h50

Local: Entrada do prédio do auditório

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp