POLÍTICA
Eleições suplementares: Juiz de Cabedelo anula decisão do PT em apoiar candidatura do PSOL
Sentença mantém convenção que definiu coligação com José Eudes.
Publicado em 22/01/2019 às 13:31 | Atualizado em 22/01/2019 às 17:39
O diretório estadual do PT terá que apoiar a candidatura do vereador José Eudes (PTB) à prefeitura de Cabedelo. A determinação é do juiz da 57ª Zona Eleitoral de Cabedelo Salvador de Oliveira Vasconcelos,que concedeu tutela antecipada à executiva municipal para suspender a decisão do diretório estadual do PT e manter a convenção partidária que definiu o apoio do PT a candidatura de Eudes. O mandado foi expedido nesta terça-feira (22).
A tutela antecipada concedida à executiva municipal do PT, na prática, manteve o que ficou acordado na convenção partidária realizada no último dia 13 de janeiro e a coligação nela composta, desfazendo a decisão do diretório estadual do PT, que optou por apoiar a candidatura de Marcos Patrício, do PSOL.
A determinação do juiz Salvador de Oliveira é que a Executiva Estadual do PT, por ilegitimidade, se abstenha de novas deliberações acerca de anulações da convenção em questão. O Diretório Estadual do PT, portanto, foi notificado para conhecimento da decisão, assim como para apresentar defesa no prazo de sete dias.
O presidente Jackson Macedo disse que vai recorrer da decisão porque foram descumpridas regras do estatuto partidário no que diz respeito às regras estabelecidas para a definição da tática eleitoral em eleições municipais. "Ainda não fomos notificados, mas vamos analisar a decisão para recorrer", disse.
O prazo para oficialização das candidaturas termina nesta quinta-feira (24) e, conforme o chefe de cartório Robson Cardoso Marinho, até a manhã desta terça-feira nenhum registro de candidatura havia sido formalizado.
Comentários