VIDA URBANA
Inscrições no Sisu terminam neste domingo; PB tem mais de 12,8 mil vagas
Na Paraíba, estão sendo ofertadas vagas em 276 cursos em quatro universidades.
Publicado em 27/01/2019 às 7:00 | Atualizado em 27/01/2019 às 14:20
Termina neste domingo (27) o prazo de inscrição no Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Na Paraíba, estão sendo ofertadas 12.853 vagas em 276 cursos em quatro universidades. Ao todo, 235.461 vagas estão abertas no país. Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação.
As inscrições deveriam ter terminado na sexta-feira (25), mas foram prorrogadas pelo Ministério da Educação (MEC) por conta de problemas no site. Os candidatos devem acessar a página do Sisu até as 23h59 ( no horário de Brasília). Desde o primeiro dia de inscrição, estudantes relatam dificuldade de acesso.
A Paraíba tem quatro instituições de ensino superior que selecionam estudantes por meio do Sisu. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) oferta 7.842 vagas em 124 cursos, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3.160 vagas em 76 cursos, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), 1.350 vagas em 37 cursos, e a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 501 vagas em 39 cursos.
O número total de vagas para este ano é um pouco menor que o ofertado para o primeiro semestre de 2018, quando foram oferecidas 15.182 vagas para as universidades públicas da Paraíba.
A maior queda no número de vagas está na UEPB. Em 2018, a instituição ofertou 2.717 e apenas 501 este ano. Somente a UFCG aumentou o número de vagas, enquanto que o IFPB e UFPB também dimuíram. Em todo o país, são ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições.
Inscrições
Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência, as suas opções em instituição de educação superior participante, com local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Do dia 29 de janeiro ao dia 5 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
Aplicativo
Os candidatos podem acompanhar a inscrição pela internet, no site do Sisu, ou pelo aplicativo do sistema de seleção. Pelo app, é possível ter acesso às classificações parciais e notas de corte, ver o resultado final e a lista de aprovados.
Para ter acesso a resultados de edições passadas do Sisu e comparar a própria nota com as notas de corte anteriores, os estudantes podem acessar, gratuitamente, um simulador, desenvolvido pelo Ministério da Educação.
Ao entrar na página do simulador, o estudante coloca suas notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação de qualquer das edições do Enem que tenha participado. Depois, marca a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.
Prouni e Fies
Com o adiamento do período do Sisu, o MEC adiou também as inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As alterações foram publicadas na sexta-feira (25) no Diário Oficial da União.
O ProUni, que abriria inscrições no dia 29, teve o início do prazo adiado para o dia 31. Os estudantes poderão se inscrever, pela internet até o dia 3 de fevereiro.
Com relação ao Fies as inscrições ficarão abertas de 7 a 14 de fevereiro. O prazo anterior era de 5 a 12 de fevereiro.
Comentários