POLÍTICA
Helder Barbalho comemora águas em Boqueirão com ato simbólico
Nos próximos dias, águas devem se encontrar com lâmina de água do açude.
Publicado em 13/04/2017 às 17:38
Durante o ato da chegada das águas da transposição ao Açude Epitácio Pessoa, conhecido como Boqueirão, nesta quinta-feira (13), o ministro da Integração Nacional Helder Barbalho afirmou que a prioridade das águas da transposição é para o consumo humano. Na oportunidade, ele anunciou que na próxima semana deve ser assinado o contrato para a retomada das obras do eixo norte da transposição.
Diversos políticos paraibanos acompanharam o ministro no ato que, segundo os organizadores do evento, é simbólico, pois as águas do Velho Chico ainda não chegaram ao açude que atende à Região Metropolitana de Campina Grande.
Segundo o ministro, em breve a população do local estará recebendo as águas da transposição. "Nos próximos dias já haverá o encontro das águas do São Francisco com a lâmina de água hoje existente; é a certeza do abastecimento desta região", afirmou.
Uma das questões levantadas no ato foi sobre o uso das águas para a irrigação. O prefeito de Boqueirão, João Paulo Segundo, apresentou a Helder Barbalho um ofício solicitando uma audiência sobre a utilização da água pelos agricultores da região. O prefeito quer a outorga para irrigação quando o açude atingir de 30% do volume de água.
Sobre o assunto, Helder não descartou a possibilidade do uso da água na agricultura da região. "É fundamental entender que a meta inicial é para consumo humano. Com o bom consumo de água, pode ser utilizado para a produção também", ressaltou.
Ainda no ato simbólico, Helder falou sobre as obras do eixo norte da transposição, que atenderá ao Sertão paraibano e aos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. Conforme o Ministro, o processo de licitação para a retomada das obras já foi concluído e o contrato com a empreiteira ganhadora do processo deverá ser assinado já na próxima semana.
Comentários