icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Romero decreta Estado de Calamidade Pública em CG por causa da falta de água

Prefeitura disponibiliza 39 carros-pipa, 10 mil botijões de água mineral e acesso a poços artesianos.

Publicado em 21/03/2019 às 16:32 | Atualizado em 22/03/2019 às 17:31


                                        
                                            Romero decreta Estado de Calamidade Pública em CG por causa da falta de água

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, assinou nesta quinta-feira (21) o decreto de Estado de Calamidade Pública com vigência de até 180 dias , devido ao desabastecimento de água, na cidade. O gestor anunciou disponibilização de 39 carros-pipa, quatro poços artesianos e a compra de 10 mil botijões de água mineral. A falta de água foi motivada por uma pane elétrica na Estação de Tratamento de Gravatá, no município de Queimadas, na sexta-feira (15), à noite. Veja o decreto municipal

De acordo com o decreto, “ficam dispensados de licitações, ou contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação do cenário do desastre, desde que possam ser concluídas no prazo estipulados em Lei”.

Cagepa prorroga para domingo prazo para regularizar abastecimento integral de água de Campina Grande

O decreto também autoriza “a população afetada possa receber abastecimento de água de todos os poços artesianos perfurados e em funcionamento no âmbito do Município de Campina Grande".

Os 10 mil botijões de água mineral vão ser colocados em postos de saúde, escolas e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade, para o consumo da população. Além disso, está permitida a utilização da água de poços que existem nesses locais. A prefeitura tem poços de grande vazão no Parque do Povo (dois), um no Parque da Liberdade e outro no Distrito dos Mecânicos.

Na sessão da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, os vereadores tinham aprovado requerimento, por 10 votos a três, solicitando ao prefeito Romero Rodrigues que assinasse o decreto de Calamidade Pública. Os autores foram Pimentel Filho (PSD) e Alexandre do Sindicato (PHS)

Governo disponibiliza 50 carros-pipa

O governador João Azevêdo autorizou a contratação de mais 50 carros-pipa para atender o município de Campina Grande, até que o sistema de abastecimento de água consiga operar normalmente, revela o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius.

Segundo o dirigente, o objetivo é minimizar os impactos para a população, atendendo, principalmente, aos bairros periféricos, sobretudo aqueles que estão localizados em áreas mais distantes dos reservatórios e que estão com dificuldades para receber água nas torneiras.

Nesta quinta-feira (21), os carros-pipa vão realizar o abastecimento nos seguintes bairros e conjuntos habitacionais: Malvinas, Ramadinha II, João Paulo II, Belo Monte, Ronaldo Cunha Lima, Acácio Figueiredo, Raimundo Suassuna, Major Veneziano, Promorar e Jardim Menezes.

Saúde fecha 37 unidades e centros de saúde

Por conta da falta de água, Unidades Básicas de Saúde e Centros de Saúde, no total de 37, precisaram interromper os procedimentos por falta de abastecimento. Outras unidades estão funcionando parcialmente, com a suspensão apenas de alguns atendimentos específicos que demandam o uso de água.

Para não comprometer o acesso dos moradores aos serviços, a Direção de Atenção à Saúde (DAS) está buscando manter em funcionamento unidades em todos os dez distritos sanitários do município.

Além da atenção básica, o esforço maior é para subsidiar os hospitais. A Secretaria dispõe de três caminhões-pipa para abastecer toda a rede hospitalar e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), as Residências Terapêuticas, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Rede de Imunização, o SAE (Serviço de Assistência Especializada) e outros serviços também estão recebendo abastecimento para permanecer operando.

Unidades com serviços suspensos

UBS Porteira de Pedra

UBS José Aurino Barros

UBS Tambor II (funcionando parcialmente)

Centro Saúde do Catolé

UBS Malvinas I

UBS Malvinas II

UBS Malvinas IV

UBS Rocha Cavalcante

UBS Jardim Verdejante

UBS Cidades I

UBS Cidades II

UBS Ramadinha ll

UBS Adriana Bezerra

UBS São Januário ll

UBS Ressurreição (funcionando parcialmente)

UBS Severino de Sousa Costa (funcionando parcialmente)

UBS Liberdade III (funcionando parcialmente)

UBS Quarenta (funcionando parcialmente)

UBS Catolé de Zé Ferreira

UBS Novo Horizonte (funcionando parcialmente)

UBS Romualdo Brito de Figueiredo

UBS Adalberto César

UBS Raimundo Carneiro

UBS Bodocongó

UBS Mutirão

UBS São Januário ll

Centro de Saúde da Bela Vista

UBS Ricardo Amorim

UBS Colibri

UBS Bem-te-vi

UBS Catingueira

UBS Ronaldo Cunha Lima

UBS Velame

UBS Monte Santo

UBS Araxá

UBS Jardim América I e II

UBS Jardim Tavares

UBS Wesley Targino

UBS Campos Sales

UBS Francisco Brasileiro

UBS Tota Agra

UBS Antônio Arruda

UBS Jocel Fechine

Imagem

Josusmar Barbosa

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp