VIDA URBANA
Seis agências de JP são autuadas por descumprirem Lei das Filas
Segundo Procon, atendimento melhora depois que bancos identificam que fiscal está no local.
Publicado em 03/04/2019 às 17:29 | Atualizado em 04/04/2019 às 8:20
Seis agências bancárias de João Pessoa foram autuadas por descumprirem a Lei das Filas. Foram 14 autuações realizadas em uma operação do Procon municipal que começou na terça-feira (2) e vai seguir fiscalizando as agências de bancos públicos e privados até a próxima semana.
Segundo o secretário do Procon municipal, Helton Renê, a maioria das autuações aconteceu no início do expediente bancário e quando os bancos percebiam a presença do fiscal ‘acampado’ na agência, o atendimento ficava a contento. “Isso prova que o sistema pode funcionar bem”, reclama.
As leis municipal e estadual apelidadas de Lei das Filas determinam que o cliente não pode esperar mais do que 35 minutos na fila do banco. Esse limite, no entanto, pode ser menor de acordo com o dia do mês: até 20 minutos em dias normais, 30 minutos em dias de pagamento de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, e em 35 minutos em dias atípicos, como véspera e o dia seguinte a feriados.
Além da demora no atendimento, a fiscalização também observou o não fornecimento da senha autenticada com os horários de chegada e atendimento. Helton destaca que essa senha é prova material do tempo de espera e seu fornecimento é obrigatório.
Comentários