CULTURA
Oito chefs paraibanos estão no elenco estrelado de 'Degustando o Brasil'
Eles são a assinatura paraibana em uma imersão de quatro dias no universo gastronômico.
Publicado em 04/04/2019 às 18:27 | Atualizado em 05/04/2019 às 10:55
Oito chefs paraibanos estão no elenco estrelado de um evento que reúne grandes nomes das gastronomia brasileira em João Pessoa. Eles são a assinatura paraibana em uma imersão de quatro dias no universo gastronômico, o Degustando o Brasil.
O evento vai promover aulas com mais de 20 chefs e cozinheiros de várias partes do Brasil, entre eles Jimmy McManis, conhecido como Ogro, que comanda um quadro de comidade de rua no programa Mais Você, e Mônica Rangel, jurada do programa Cozinheiros em Ação, da GNT.
O Degustando o Brasil acontece entre os dias 11 e 14 no Manaíra Shopping.
Adriana Cook
Quando menina, Adriana pedia para ajudar a mãe banqueteira mexendo os tachos de doces. Acabou se apaixonando por gastronomia, foi estudar e se tornou dona de restaurante até abrir seu ateliê Grife Bolo Chic. No meio do caminho, foi eleita Chef Embaixadora da Gastronomia Paraibana no Prêmio Dolmã em 2015, um dos mais importantes da gastronomia brasileira. E levou a medalha de ouro na etapa mundial da Copa Laureate de Gastronomia, no Chile. Adriana é uma das primeiras chefs a assumir a bancada do Degustando, na quinta-feira, quando vai preparar uma torta de murici.
Maurício Barbosa
Copacabana Palace e Hotel Fasano são exemplos de grandes e sofisticados hotéis por onde o chef já andou assinando os menus de restaurantes. Mas o currículo de Maurício ainda inclui dois restaurantes italianos reconhecidos pelo centenário Guia Michelin, que circula desde 1920 e é uma referência nas indicações de hoteis e restaurantes pelo mundo.
Atualmente comanda três empreendimentos gastronômicos em João Pessoa: Hamburguer de Origem, HAO e Trattoria de Origem. Maurício vai apresentar uma receita de polenta nordestina cremosa com ragu de linguiça e pangrattato no primeiro dia do evento.
Luby Baltar
A mistura dos sangues americano da mãe e paraibano do pai se somou a uma vida inteira vivida nos Estados Unidos e resultou no que a chef começou a apresentar em seu restaurante montado em 2010, quando voltou para João Pessoa. Formada em Gastronomia no renomado Le Cordon Bleu Culinary Arts, nos Estados Unidos, Luby declara que seu projeto é mesmo manter-se fiel às duas raízes de sua família.
Hoje ela trabalha também para levar para dentro das casas e escolas os conceitos da alta gastronomia para oferecer alimentação adequada para as crianças. Luby participa do Degustando na sexta-feira (12), quando apresenta seu cracker de tapioca com hummus de feijão verde, croutons de queijo coalho e pesto de coentro.
Karla Cruz e Wagner Gomes
Com experiência em vários aspectos do processo da gastronomia, desde a gestão das matérias primas até a apresentação do prato, Karla Cruz se apresenta como cozinheira, gestora de alimentos, sommelière e consultora gastronômica. Não à toa, ela participou da abertura de mais de 20 estabelecimentos gastronômicos na Paraíba, mas também em Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Karla se une ao chef Wagner Gomes, também paraibano, para preparar um arroz de cabrito flambado na tiquira e farofa de jabiraca na sexta-feira.
Wagner é a terceira geração da família a lidar com carnes, começando aos 14 anos até se tornar especialista no assunto: hoje é consultor, mestre em cortes, defumação e maturação a seco. Confirmado como uma das atrações do maior festival de churrasco do Brasil, o 'MR Moo', o chef ministra cursos e articula eventos que fortalecem a cultura do churrasco, como o 'BBQ Prime' e 'Unique BBQ' e comanda uma equipe de açougueiros na Prime Conceito em Carnes.
Onildo Rocha
Um dos precursores da alta gastronomia paraibana, Onildo chegou a compor o comitê de uma das mais prestigiadas competições gastronômicas do mundo, o Bocuse D´or, evento bienal que acontece em Lyon, França, durante uma importante feira internacional do setor. O desempenho do chef o levou a ser destaque em publicações de turismo e gastronomia e a figurar diversas listas de profissionais e estabelecimentos de destaque no Brasil. Seu nome assina um grupo de estabelecimentos que conta com Cozinha Roccia, Roccia Bar, Casa Roccia e assessoria de festas OR Concept.
O chef é hoje é o principal pesquisador do arroz vermelho da Paraíba. Também conhecido como arroz da terra, o ingrediente foi catalogado pela Arca do Gosto, projeto da Associação Internacional Slow Food que identifica, localiza, descreve e divulga sabores quase esquecidos de insumos ameaçados de extinção, mas ainda vivos, com potenciais produtivos e comerciais reais. Mas no Degustando, Onildo vai preparar na sexta-feira um tartar de carne de sol com tapioca.
Marcílio Cavalcante
O chef pode dizer que é cria de Onildo Rocha - passou pelas mãos dele ainda estagiário - mas ficou conhecido em toda a Paraíba quando venceu a competição Chef JPB 2016. No ano seguinte, ele foi premiado Chef Embaixador da Gastronomia Paraibana no Prêmio Dolmã, um dos mais importantes da gastronomia brasileira.
Antes das duas experiências, no entanto, ele fez parte da equipe que cozinhou para o Fórum Internacional de Governança, em 2015. E desde 2009 assina o buffet Bom Demais. No Degustando, Marcílio vai fazer uma participação em parceria com o chef Thiago Gomes.
Cumpade João
O pé atolado na culinária nordestina, o cérebro ocupado pela pesquisa sobre folclore e a experiência em fogões de fazenda são alguns dos ingrediente que compõem o repertório de Cumpade João. O currículo do chef vai desde o auxílio no trabalho rural da família aos 12 anos até o prêmio Dólmã na categoria Estadual em 2016 e na categoria Nacional em 2018, um dos mais importantes da gastronomia brasileira.
Um dos fundadores do festival, ele também é o nome por trás do buffet do Arraiá de Cumpade, além de consultor de instituições como Sebrae e Senac e já participou de pelo menos 13 eventos gastronômicos pelo Brasil. Ele vai fazer sua participação no Degustando domingo (14), com o tema ‘Baião baião, do litoral ao Sertão’.
Comentários