VIDA URBANA
Frei Damião se torna Venerável e avança no caminho para ser canonizado
Reconhecimento do Papa Francisco aconteceu no sábado (6) durante audiência.
Publicado em 08/04/2019 às 13:26 | Atualizado em 08/04/2019 às 16:49
Seguindo o caminho rumo à canonização, Frei Damião de Bozzano se tornou Venerável. O reconhecimento por parte do Papa Francisco aconteceu no sábado (6) durante uma audiência com o prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Becciu. Os próximos passos são tornar-se beato e, enfim, ser canonizado e reconhecido como santo pela Igreja Católica.
Frei Damião era da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e nasceu em Bozzano, na Itália, em 1898, mas chegou ao Brasil em 1931 e se radicou em Recife, onde morreu em 1997.
Durante seus 66 anos de vida religiosa, dedicou-se às populações pobres e às Santas Missões, que correram por várias cidades da Paraíba durante os anos de atuação de Frei Damião. Guarabira, onde foi construído um memorial em memória do religioso, foi onde Frei Damião realizou um de suas últimas missões antes de morrer. Muitos relatos de milagres que os fieis devotam a Frei Damião foram encaminhados pela Igreja na Paraíba ao Vaticano e compõem o processo de canonização.
A Missão durava uma semana inteira, começando geralmente na segunda-feira e terminando no domingo com a procissão dos motoristas e a bênção dos automóveis pela manhã, e à noite, o grande sermão com os últimos conselhos do missionário.
Além de Frei Damião, outras seis pessoas também passaram do patamar de Servo de Deus na mesma audiência. Além disso, também foi anunciado que o padre brasileiro Donizetti Tavares de Lima vai ser beatificado.
Comentários