VIDA URBANA
Apreensões no Shopping Popular Terceirão somam R$ 500 mil
Shopping foi alvo de uma fiscalização nesta quarta-feira (15). Operação ‘São Nicolau', foi realizada por 70 agentes da Receita Federal e 22 policiais federais.
Publicado em 16/12/2010 às 11:32
Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba
O shopping popular Terceirão, localizado no Centro de João Pessoa, foi alvo de uma fiscalização na manhã desta quarta-feira (15). A operação ‘São Nicolau’, como foi intitulada devido à proximidade com o Natal, foi realizada por 70 agentes da Receita Federal e 22 policiais federais.
O objetivo era cumprir mandados de busca e apreensão em 29 boxes do shopping, que comercializavam mercadorias importadas de forma ilegal, seja por descaminho ou por contrabando. Foram necessárias 300 caixas de papelão para colocar os produtos apreendidos, avaliados em R$ 500 mil. Outros shoppings populares de João Pessoa podem ser fiscalizados a qualquer momento.
As investigações começaram em janeiro deste ano, conforme revelou Marialvo Laureano, auditor-chefe da fiscalização da Receita Federal na Paraíba. “O levantamento foi feito pela divisão de repressão e pelo escritório de inteligência sobre os ilícitos tributários nesses estabelecimentos”, explicou. Foram necessários três caminhões para recolher os produtos, os quais foram levados para um depósito no Recife, no Estado vizinho de Pernambuco.
Entre as mercadorias retidas estão máquinas fotográficas, celulares e outros equipamentos eletrônicos, que são os mais procurados no local, por causa da diferença de preço. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal da Paraíba.
A fiscalização de ontem é considerada a maior operação realizada este ano, na Paraíba. Laureano informou que toda a mercadoria será levada para o Recife, porque o depósito da Receita Federal em João Pessoa não tem capacidade suficiente para guardar o material.
Os comerciantes terão direito à defesa e, caso comprovem a legalidade, receberão a mercadoria de volta. “Se for ilícita, será feito o termo de apreensão”, explicou. Os comerciantes podem ser acionados judicialmente por crimes de descaminho, sonegação fiscal, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
A operação ‘São Nicolau’ contou com a participação de agentes da Receita vindos de São Paulo e do Rio de Janeiro. As ruas laterais foram interditadas. “Foi montada uma grande estrutura para essa operação”, afirmou. Laureano disse que outros locais que vendem mercadorias importadas de forma ilegal também serão fiscalizados.
Leia matéria completa no Jornal da Paraíba
Comentários