PLENO PODER
Quatro são presos após serem reconhecidos por câmeras no Parque do Povo
Sistema de monitoramento facial utiliza 265 câmeras em todas as entradas da festa
Publicado em 25/06/2019 às 8:58 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:54
Quatro homens foram presos no Parque do Povo, no último fim de semana, depois de serem identificados no sistema de reconhecimento facial e serem descobertos com pendências na Justiça. As prisões foram feitas por policiais militares que estavam de plantão durante o Maior São João do Mundo. Um dos detidos tinha um mandado de prisão em aberto por lesão corporal grave e um outro estava enquadrado na Lei Maria da Penha. Outros dois suspeitos possuíam mandados de prisão por tráfico de drogas.
O coordenador de Planejamento da PM, capitão Jonathan Yassaki, explicou que o sistema identifica o suspeito instantaneamente e faz o cruzamento com dados do banco de mandados judiciais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O sistema de reconhecimento facial foi implantado este ano pela empresa que organiza a festa, a Medow Entertainment. As 265 câmeras de monitoramento funcionam em todas as entradas do Parque do Povo. O sistema utiliza a câmera 360 graus Speed Dome, capaz de encontrar uma pessoa com um zoom de até dois quilômetros de distância.
A plataforma utiliza o reconhecimento facial para controle de pessoas no espaço público festivo, mais precisamente aquelas consideradas perigosas e ou suspeitas. O software é um instrumento preventivo de segurança, atuando na identificação de potenciais criminosos através das câmeras de reconhecimento.
Comentários