icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Universidades da Paraíba têm 17 novos cursos

Maior crescimento aconteceu em 2011, devido ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Publicado em 10/09/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:23

As instituições públicas de ensino superior da Paraíba ganharam 17 novos cursos de 2011 até o primeiro semestre deste ano. O maior crescimento aconteceu em 2011, devido ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a que mais investiu, implantando sete cursos de graduação.

Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), dois cursos estão sendo implantados e deverão entrar em funcionamento ainda neste ano. O mesmo ocorrerá na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que além de criar mais duas graduações na área de engenharia, vai duplicar o número de vagas no curso de medicina.

Na UFPB, dos novos cursos em funcionamento, seis são na área das ciências exatas e tecnologia. De acordo com o pró-reitor de graduação da universidade, Gustavo Tavares, a instituição passou de 57 cursos de graduação, em 2008, para 130, nos 4 anos seguintes.

“Neste período, nós não só implantamos novos cursos como também ampliamos as vagas na maioria dos cursos existentes. Foi uma expansão em todas as áreas e somente onze cursos não aderiram ao Reuni, porque quiseram manter o mesmo número de alunos”, explicou.

O curso de Terapia Ocupacional é uma das novas graduações da UFPB. Criado em 2010, o curso ofertou 63 vagas. No entanto, nos processos seletivos posteriores ainda sobram vagas. De acordo com informações da Pró-Reitoria de Ensino, o curso tem apenas 59 matrículas ativas. Na opinião dos estudantes, a evasão acontece pela dificuldade de encontrar professores na área.

“Os professores que temos são poucos e a maioria dá aula em outros estados e não está na UFPB o tempo todo”, reclamou o estudante do segundo período do curso, Flauber Felipe. Também da mesma turma, Mariana Gadelha conta que dos 28 alunos que ingressaram no curso com ela, quatro não frequentam mais as aulas.

“Teve gente que não pode conciliar com o trabalho, porque o curso é o dia todo, e outros passaram em outros cursos na área de saúde”. Mesmo assim, a estudante afirma que levará o curso adiante.

“O curso ainda tem muito o que melhorar. A área é bem abrangente e acredito que haverá oportunidades para todo mundo”, disse.

IFPB TAMBÉM EXPANDIU

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) foram criados seis novos cursos, com investimento maior na área das ciências humanas e expansão para o interior do Estado. O pró-reitor de ensino do IFPB, Paulo de Tarso, explicou que os novos cursos criados fazem parte do Programa de Expansão dos Institutos Federais, e até o ano que vem, pelo menos dez novos cursos de graduação devem ser criados em seis cidades do interior. “A primeira expansão do programa começou em 2006 e estamos na terceira fase. Temos três unidades de educação profissional, previstas para o segundo semestre de 2014 ou no início de 2015”.

INTERIORIZAÇÃO DA UEPB

A UEPB segue o mesmo objetivo do IFPB em levar os novos cursos para cidades do interior do Estado. O processo seletivo da instituição deste ano oferece 60 vagas para o curso de bacharelado em Computação, que funcionará em Patos, no Sertão. O outro curso será o de licenciatura em Física, que será disponibilizado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deste ano e funcionará em Araruna. Segundo o pró-reitor de graduação da universidade, Eli Brandão, a expansão na graduação foi realizada de 2006 até 2010. O professor alega que depois deste período, houve uma diminuição nos recursos destinados à universidade por parte do governo do Estado.

EXPANSÃO DA UFCG CHEGA AO INTERIOR DA PB

Com campi instalados nos municípios de Campina Grande, Cajazeiras, Pombal, Cuité, Patos, Sousa e Sumé, a UFCG também está expandindo a graduação pelo interior do Estado. Segundo o reitor da instituição, José Edilson Amorim, dois novos cursos na área de engenharia deverão ser criados no campus de Pombal.

“O projeto já foi aprovado pelo MEC (Ministério da Educação). Já informamos a quantidade de professores, servidores e de recursos que serão necessários e estamos muito otimistas. Acredito que a criação, de pelo menos um desses cursos, ocorrerá até o final deste ano”, disse Amorim.

O gestor ainda acrescentou que a UFCG vai ampliar o número de vagas de curso já existente. Até 2015, o MEC deve dobrar de 30 para 60 a quantidade de vagas na graduação em medicina, oferecida no campus de Cajazeiras. Os projetos já foram enviados ao governo federal.

A UFCG também recebeu pedido para implantar curso de medicina no campus de Cuité. No entanto, essa intenção ainda está em estudo. “Recebemos essa solicitação da comunidade do local. Ainda vamos discutir o assunto”, afirmou . (Colaborou Nathielle Ferreira)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp