VIDA URBANA
Dia do Pedestre: mais de 800 foram indenizados com DPVAT este ano na Paraíba
Dados da seguradora Líder são do primeiro semestre deste ano.
Publicado em 08/08/2019 às 16:43
Na disputa por espaço no trânsito entre, carros, motos e outros veículos, motores ou não, o pedestre acaba sendo o elo mais fraco. Segundo dados da Seguradora Líder, divulgados nesta quinta-feira (8), data em que se celebra o Dia Mundial do Pedestre, apenas nos primeiros seis meses deste ano, 834 pedestres foram indenizadas com o seguro DPVAT em decorrência de atropelamentos em vias públicas, uma média de 3,79 atropelamentos por dia.
De acordo com a Seguradora Líder, os pedestres representam a segunda categoria que mais recebe o benefício por acidentes de trânsito, ficando atrás dos motoristas.
"Os pedestres são os componentes mais frágeis do trânsito e todos que saem a pé de casa em algum momento estão nesta condição. A falta de atenção é uma das principais causas de acidentes, muito impactada pelo uso do celular. Por isso, é importante que condutores e pedestres respeitem a sinalização e as regras de segurança para uma boa convivência no trânsito que não coloque em risco a vida de ninguém", garante Arthur Froes, superintendente de Operações da Seguradora Líder.
Entre os principais cuidados a serem adotados pelos pedestres estão: atravessar a rua olhando para os dois lados e sempre na faixa para pedestres; evitar o uso de fones de ouvido e aparelhos celulares enquanto andar pelas ruas; caminhar sempre pelas calçadas; não atravessar a rua por trás de carros e ônibus que dificultem ser visto.
Dados nacionais
No Brasil, apenas de janeiro a junho deste ano, foram pagas cerca de 260 indenizações por dia pelo Seguro DPVAT. Entre os estados, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Paraná foram os que mais tiveram pedestres indenizados pelo Seguro DPVAT no primeiro semestre deste ano.
Neste ano, mais de 155 mil indenizações já foram pagas a vítimas de ocorrências, e seus beneficiários, em todo o país. Destas, 46.866 foram para pedestres, sendo 5.363 por morte, 36.137 para pessoas que ficaram com algum tipo de invalidez permanente e 5.366 para o reembolso de despesas médicas e suplementares. Na maior parte dos casos, as motocicletas estavam envolvidas nos acidentes, somando 28.861 benefícios concedidos. Em seguida, estão os acidentes envolvendo automóveis: 13.779. Além disso, a maioria das vítimas tinha entre 45 e 64 anos (12.400 indenizados).
Ações
Para lembrar o Dia do Pedestre, órgãos de trânsito realizaram ações para lembrar que o respeito às leis que disciplinam a conduta de todos os que transitam na via pública podem reverter este número. Em João Pessoa, a equipe de educação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) foi até os arredores da UFPB para orientar e ajudar os transeuntes na utilização e travessia segura na faixa de pedestres. Na ocasião, ainda houve o pontapé inicial do projeto “Amando o Próximo no Trânsito”.
Também foi realizada uma ação na faixa de travessia de pedestres em frente ao Centro Administrativo Municipal (CAM) com distribuição de material educativo e abordagem dos transeuntes para falar da importância de utilizar a faixa para uma travessia segura, reduzindo o risco de acidentes.
Comentários