POLÍTICA
Governo federal não tem prazo para a retomada do bombeamento da Transposição
Águas pararam de abastecer canal após problema em barragem no estado de Pernambuco.
Publicado em 03/09/2019 às 9:54 | Atualizado em 03/09/2019 às 15:30
O governo federal ainda não tem um prazo estabelecido para a retomada do bombeamento da Transposição do Rio São Francisco. A informação foi divulgada em nota pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Desde o mês de fevereiro, as águas não chegam à Paraíba.
O bombeamento foi interrompido por conta de um problema na barragem de Cacimba Nova, que fica na cidade de Custódia, em Pernambuco. De acordo com o MDR, a paralisação foi uma recomendação da Agência Nacional das Águas (ANA), para que fosse averiguada a segurança do reservatório. Após investigações na barragem, a estrutura foi liberada em julho para novas avaliações, o que incluiu a retomada do bombeamento. No entanto, em agosto, os equipamentos de monitoramento emitiram alerta durante a fase final de enchimento da barragem. Com isso, o MDR determinou a interrupção da atividade.
O MDR diz que a empresa que opera o Eixo Leste está fazendo perícia para identificar os ajustes necessários à estrutura e indicar ações preventivas que deverão ser feitas para que o bombeamento seja retomado. A previsão é de que esses estudos sejam concluídos em 30 dias, mas não se sabe quando as águas do São Francisco vão voltar a percorrer o canal da Transposição.
Na nota, o MDR admite a existência de 2,1 quilômetros com problemas no Eixo Leste da Transposição. As falhas ficam entre a cidade de Sertânia (Pernambuco) e a divisa da Paraíba, mas segundo os técnicos não comprometem a operação do sistema. Esse problema foi identificado em uma inspeção após a interrupção do bombeamento.
O órgão explica que a construtora responsável pela obra foi acionada para consertar e resolver os problemas nos canais. O governo alega que não haverá pagamento em duplicidade
Ato público no domingo
A nota divulgada pelo MDR é uma resposta ao ato político realizado no domingo (1º) na cidade de Monteiro, Cariri da Paraíba. Liderado pelo ex-governador Ricardo Coutinho e com a presença de várias lideranças, entre elas o candidato à presidência pelo PT em 2018, Fernando Haddad, o evento foi organizado para cobrar do governo federal uma posição sobre a situação da Transposição.
Comentários