VIDA URBANA
Paraíba tem 50 casos suspeitos de sarampo; em todo Brasil, são 2.753 confirmados
Aumento de 18% em comparação ao último boletim foi divulgado nesta quarta.
Publicado em 04/09/2019 às 15:29 | Atualizado em 05/09/2019 às 10:01
De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (4), o Brasil notificou 2.753 casos de sarampo em 13 estados da federação. A confirmação clínica de casos que estavam em investigação desde o último boletim divulgado é responsável pelo aumento de 18% evidenciado neste novo documento. Até o momento, a Paraíba não tem casos de sarampo confirmados, mas de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 50 casos suspeitos foram notificados em 17 municípios.
De 09 de junho a 31 de agosto deste ano, o Brasil notificou 20.292 casos de sarampo. Cerca de 15 mil estão em investigação e outros 2.109 foram descartados. Ainda foram apontados quatro óbitos em decorrência da doença em São Paulo (duas crianças e um adulto) e em Pernambuco (uma criança). Em nenhum dos quatro casos houve a confirmação de imunização contra a doença.
Os casos da doença estão concentrados em 13 estados, sendo a maioria em São Paulo (2.708), seguido do Rio Janeiro (15), Pernambuco (12), Distrito Federal (3), Goiás (1), Paraná (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Santa Catarina (7) e Piauí (1).
O secretário de vigilância em saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, informou que a comunidade internacional está atenta ao cenário de surto de sarampo observado no Brasil, e que o Ministério da Saúde está monitorando o avanço da doença diariamente. “Neste momento, é fundamental proteger crianças menores de um ano. Elas precisam que os adultos as levem aos postos de saúde”, alertou Wanderson.
Ainda que não tenha apresentado nenhum caso confirmado da doença, a Paraíba deve ficar em alerta pela proximidade com áreas já afetadas pela doença, como Pernambuco, que registrou uma morte em decorrência do sarampo. O Secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, lembrou que os paraibanos devem atualizar as carteiras de vacina, e sobre a imunização, a SES ainda informou que, até julho, 123 dos 223 municípios apresentavam coberturas adequadas, seguindo a recomendação do Programa Nacional de Imunização (PNI). Cerca de 1,6 milhão de doses extras da vacina tríplice viral estão sendo destinadas a todos os estados, de acordo com o Ministério da Saúde.
Pacientes que estejam com suspeita de sarampo na Paraíba também podem acionar a Secretaria de Estado da Saúde (SES) por meio do número 0800 281 0026 do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs).
Comentários