CULTURA
'Seu Pereira' pega BR-101 para levar música independente da PB a sete estados
Turnê do grupo começa nesta quinta, em Recife. Show em casa acontece sábado.
Publicado em 05/09/2019 às 15:45 | Atualizado em 06/09/2019 às 9:56
A banda paraibana 'Seu Pereira e Coletivo 401' pega a estrada, literalmente, a partir desta quinta-feira (5) para percorrer estados do Nordeste e do Sudeste em uma turnê especial. No projeto 'Seu Pereira na BR-101- Uma Expedição Musical sobre a Cena Independente', além dos shows, o grupo também vai discutir a produção cultural nas cidades por onde passar. O projeto começa em Recife e passa por João Pessoa no sábado (7).
A bordo de uma van, os quatro músicos da banda e uma equipe de cinco pessoas vão pegar a rodovia federal e percorrer 6.500 quilômetros. Vão ser nove shows em oito estados diferentes. Além de Pernambuco e Paraíba, a turnê passa também por Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Bahia (único estado com duas apresentações), Rio de Janeiro e São Paulo. A turnê segue até o dia 21 de setembro.
Antes de cada apresentação vão acontecer oficinas e debates sobre os rumos da cultura alternativa brasileira e os desafios de produzir música de qualidade no país. Essa programação, inclusive, vai ser gratuita em todas as cidades.
Em João Pessoa, os eventos acontecem em dois locais do Centro Histórico da cidade. O Centro Cultural Espaço Mundo sedia um bate-papo sobre produção independente e as oficinas 'A poesia das coisas' e 'Música e Saúde Mental', no período da tarde. O show acontece na Vila do Porto.
A 'Seu Pereira' vai receber artistas locais em todas as cidades da turnê. Na capital paraibana, vão abrir o show 'Vieira' e 'Banda-Fôrra. Na abertura, em Recife, participa DJ Dolores e banda.
O projeto
O projeto da Seu Pereira e Coletivo 401 foi selecionado pelo Natura Musical por meio do edital 2019, com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura. A turnê também terá como resultado um documentário que vai mostrar a importância de cada indivíduo dentro da cadeia produtiva da música autoral, explorar as diferenças e semelhanças diante das dificuldades do cenário independente, incentivar mais bandas a caírem na estrada e mais gente a abrir os ouvidos para as maravilhas sonoras de um país de dimensão continental.
Ingressos de R$10 a R$30 no site Sympla
Comentários