icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

População poderá fiscalizar obras da saúde por aplicativo

Além de verificar o andamento de obras financiadas pelo Ministério da Saúde, em casos de irregularidades, cidadãos também poderão denunciar. 

Publicado em 06/10/2019 às 9:13 | Atualizado em 06/10/2019 às 12:03


                                        
                                            População poderá fiscalizar obras da saúde por aplicativo
Foto: Rizemberg Felipe

Um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá permitir que cidadãos de todo o Brasil acompanhem o andamento de obras como Unidades de Saúde da Família (USF), academias da saúde, UPAs, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outras financiadas pelo Ministério da Saúde.

O Sistema de Monitoramento de Obras - SISMOB Cidadão já estava disponível na versão web, mas agora também pode ser baixado pelas lojas de aplicativos de celulares dos sistemas IOS e Android. De acordo com o site do órgão, o aplicativo é mais uma ferramenta de transparência e controle social, já que através dele os cidadãos brasileiros poderão acompanhar o andamento das obras e opinar sobre a qualidade que o investimento de recursos públicos poderá ou não trazer à população. 

O usuário terá acesso ao local exato da construção, ao tempo de obra, e ainda terá a opção de compartilhar essas informações através de suas redes sociais. O aplicativo também dispõe de um espaço para que os usuário realizem denúncias em casos onde irregularidades nas obras sejam identificadas. Essas denúncias serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para que o gestor local seja notificado.

As informações disponíveis no aplicativo são preenchidas pelos municípios e estados como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com recursos federais destinados à saúde. “O cidadão ao se posicionar em frente à obra e com o aplicativo em mãos, pode verificar quanto foi gasto, se as fotos correspondem ao andamento da obra, se está condizente com as informações constantes no aplicativo e caso não se confirme, pode informar o que estiver errado e enviar a denúncia, inclusive com fotos que ele fizer. A resposta será enviada pelo e-mail dele, pelo Ministério da Saúde”, informou Mariane Moraes, gestora do SISMOB Cidadão do Ministério da Saúde e responsável pelo aplicativo.

O Sistema de Monitoramento de obras é uma informatização desenvolvida pelo Ministério da Saúde para cadastro e análise de projetos  propostas da área de saúde, bem como para o monitoramento de obras e a avaliação dos investimentos feitos pelo Governo Federal. O aplicativo é uma das ferramentas digitais desenvolvidas pelo Ministério, e além dele, os cidadãos também podem acessar o SISMOB WEB e SISMOB Cidadão WEB

Imagem

Bruna Couto

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp