VIDA URBANA
População poderá fiscalizar obras da saúde por aplicativo
Além de verificar o andamento de obras financiadas pelo Ministério da Saúde, em casos de irregularidades, cidadãos também poderão denunciar.
Publicado em 06/10/2019 às 9:13 | Atualizado em 06/10/2019 às 12:03
Um aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá permitir que cidadãos de todo o Brasil acompanhem o andamento de obras como Unidades de Saúde da Família (USF), academias da saúde, UPAs, Centros Especializados de Reabilitação (CER), bancos de leite e outras financiadas pelo Ministério da Saúde.
O Sistema de Monitoramento de Obras - SISMOB Cidadão já estava disponível na versão web, mas agora também pode ser baixado pelas lojas de aplicativos de celulares dos sistemas IOS e Android. De acordo com o site do órgão, o aplicativo é mais uma ferramenta de transparência e controle social, já que através dele os cidadãos brasileiros poderão acompanhar o andamento das obras e opinar sobre a qualidade que o investimento de recursos públicos poderá ou não trazer à população.
O usuário terá acesso ao local exato da construção, ao tempo de obra, e ainda terá a opção de compartilhar essas informações através de suas redes sociais. O aplicativo também dispõe de um espaço para que os usuário realizem denúncias em casos onde irregularidades nas obras sejam identificadas. Essas denúncias serão encaminhadas ao Ministério da Saúde para que o gestor local seja notificado.
As informações disponíveis no aplicativo são preenchidas pelos municípios e estados como parte do processo de monitoramento de obras financiadas com recursos federais destinados à saúde. “O cidadão ao se posicionar em frente à obra e com o aplicativo em mãos, pode verificar quanto foi gasto, se as fotos correspondem ao andamento da obra, se está condizente com as informações constantes no aplicativo e caso não se confirme, pode informar o que estiver errado e enviar a denúncia, inclusive com fotos que ele fizer. A resposta será enviada pelo e-mail dele, pelo Ministério da Saúde”, informou Mariane Moraes, gestora do SISMOB Cidadão do Ministério da Saúde e responsável pelo aplicativo.
O Sistema de Monitoramento de obras é uma informatização desenvolvida pelo Ministério da Saúde para cadastro e análise de projetos propostas da área de saúde, bem como para o monitoramento de obras e a avaliação dos investimentos feitos pelo Governo Federal. O aplicativo é uma das ferramentas digitais desenvolvidas pelo Ministério, e além dele, os cidadãos também podem acessar o SISMOB WEB e SISMOB Cidadão WEB.
Comentários