VIDA URBANA
Governo prorroga situação de emergência em 177 cidades da PB
Decreto reduz a burocracia para o atendimento das necessidades dos municípios.
Publicado em 01/10/2019 às 7:45 | Atualizado em 01/10/2019 às 18:01
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) voltou a prorrogar a situação de emergência em 177 das 223 cidades paraibanas por conta da estiagem. O novo decreto foi publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado(DOE) e é válido por um período de seis meses (180 dias).
Estão em situação de emergência algumas das principais cidades do estado, como Campina Grande, Patos e Cajazeiras. Também aparecem na lista Monteiro e Boqueirão, que tem um dos principais reservatórios do estado, o Açude Epitácio Pessoa. (Confira a lista completa a partir da página 7 do Diário Oficial)
Enquanto a situação de emergência estiver em vigor, o governo pode abrir crédito extraordinário e desburocratizar procedimentos governamentais em benefício dos municípios. Dentre os atos liberados estão a dispensa de licitações para os contratos de aquisição de bens e serviços necessários às atividades de resposta ao desastre, locação de máquinas e equipamentos, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação por conta do desastre.
As situações de anormalidade são válidas apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetados pela estiagem, conforme prova documental estabelecida pelo Formulário de Informação de Desastre (FIDE) e pelos croquis das áreas afetadas.
Alguns dos municípios estão nessa situação desde 2012, quando o então governador Ricardo Coutinho (PSB) decretou emergência em 170 cidades. Desde então esse número tem sofrido alterações, mas o risco de calamidade se manteve.
Comentários