VIDA URBANA
Mais de 80 brinquedos são apreendidos pelo Procon em lojas de João Pessoa
A Operação Brinquedo Legal acontece até a próxima sexta (11)
Publicado em 04/10/2019 às 16:42 | Atualizado em 04/10/2019 às 17:11
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor apreendeu mais de 80 brinquedos por meio da Operação Brinquedo Legal, em João Pessoa. De acordo com o Procon - JP, os produtos apreendidos estavam em embalagens sem o Selo de Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e a fiscalização acontece até a próxima sexta-feira (11).
De acordo com o secretário do Procon - JP, Helton Renê, em 2017 cerca de 1.300 brinquedos foram apreendidos, e nessa edição da fiscalização vários carrinhos, bonecas e miniaturas de animais, além de máscaras infantis foram retirados das lojas onde estavam expostos à venda. Sendo assim, é possível concluir que o número de irregularidades vem diminuindo.
O secretário ainda lembrou que a fiscalização acontece este mês por conta do grande consumo de brinquedos, já que o Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro. “Temos o cuidado de fazer porque se trata de um público vulnerável e os pais também devem ficar atentos a detalhes como o Selo de Qualidade do Inmetro. Sem esse carimbo do Instituto, a pessoa pode comprar algo fora das especificidades de segurança, provocando, depois, algum mal à criança.”, comentou Helton Renê.
Os estabelecimento autuados por irregularidades nos brinquedos terão um prazo de 10 dias para procederem com a defesa junto à Secretaria. No entanto, o secretário adiantou que todos eles estão sujeitos à multa, além da apreensão de produtos.
Outras irregularidades podem ser denunciadas no Procon de João Pessoa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do telefone (83)3214-3040.
Comentários