VIDA URBANA
STTP alerta para sinalizações falsas no trânsito de Campina Grande
Pinturas de setas indicando que os motoristas devem seguir no sentido contrário têm confundido os motoristas da cidade.
Publicado em 29/10/2019 às 16:58 | Atualizado em 29/10/2019 às 17:21
Sinalizações falsas estão causando confusão no trânsito de Campina Grande, conforme a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP). O problema tem sido provocado por pessoas, ainda não identificadas, que pintaram setas no asfalto cujo sentido de fluxo não condiz com a regulamentação da sinalização das vias. O último caso registrado aconteceu no bairro Jardim Paulistano, de acordo com a STTP.
O superintendente da STTP, Félix Neto, informou que a central de reclamações do órgão tem recebido várias reclamações de motoristas que estão confusos com as setas de sentido de que os orientam a seguir em direções contrárias - em frente, à esquerda e à direita. Para ele, as pinturas são feitas de forma irresponsável e sem limites, já que não têm autorização do órgão técnico.
“É uma atitude criminosa e que expõe a vida dos condutores a acidentes e consequências danosas. Quem não conhece a verdadeira sinalização da via acaba se envolvendo em acidente ou se perdendo", comentou Félix.
O motorista que relatou o caso à STTP informou que as pinturas passam pelas ruas Aprígio Nepomuceno, no trecho da Vila dos Oficiais, e Pedro Otávio de Farias. Nesses trechos, não é possível saber se existem modificações ou não no sentido de direção permitida a seguir, pois não haviam sido indicadas no asfalto setas de sentido contrário no fluxo da via.
A STTP está tomando as medidas administrativas necessárias para que o problema seja solucionado, com ações conjuntas com a Polícia Civil e o Ministério Público, para que, assim, haja punição pelo ato criminoso. Nesta terça-feira (29), uma equipe do setor de sinalização do órgão realizou uma varredura nas áreas afetadas para apagar o material pichado no asfalto.
Ainda conforme a STTP, pessoas que forem flagradas praticando este tipo de crime, sem conhecimento dos riscos que estão tomando, pode ser detido no crime de dano ao patrimônio público, podendo, também, responder judicialmente. Os motoristas podem realizar denúncias dessa e de outras irregularidades através do 'TrânsitoZap', o WhatsApp do órgão, através do número (83) 99909-0157.
Comentários