VIDA URBANA
Dia de Finados: saiba horário das missas nos cemitérios de João Pessoa e Campina Grande
A Comemoração dos Fiéis Defuntos é celebrada pela Igreja Católica neste sábado (2).
Publicado em 01/11/2019 às 18:00 | Atualizado em 02/11/2019 às 9:56
A Igreja Católica realiza neste sábado (2) a Comemoração dos Fiéis Defuntos, ou Dia de Finados, como é popularmente conhecido. Para celebrar a data, a Arquidiocese da Paraíba elaborou uma programação especial com missas em cemitérios da grande João Pessoa. As paróquias também realizam celebrações nas suas Igrejas e capelas.
O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, vai presidir duas celebrações: a primeira às 9h no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro, e um a segunda, às 16h, no Cemitério do Bairro do Cristo Redentor.
Também no Dia de Finados, será realizada a tradicional campanha nos cemitérios de João Pessoa - e em alguns cemitérios do interior do Estado - para arrecadar recursos para as obras sociais do Instituto São José, entre elas o Hospital Padre Zé, que é filantrópico. Urnas são colocadas nas entradas dos cemitérios para receber as doações em dinheiro da população.
“Esperamos que as pessoas sensibilizem-se com esta campanha e que possam ajudar a manter o atendimento às pessoas doentes e que precisam de cuidados especiais no Hospital Padre Zé”, diz o responsável pelo Hospital, Côn. Egídio de Carvalho Neto.
Em Campina Grande, o Bispo Diocesano dom Dulcênio Fontes de Matos presidirá duas Missas. A primeira será às 8h30, no Cemitério Campo Santo Parque da Paz, que fica na saída para Queimadas na BR 104. A segunda Missa presidida pelo Bispo será na Catedral Diocesana, às 17h, e os horários da outras missas que vão acontecer na cidade durante todo o Dia de Finados podem ser encontrados no site da Diocese de Campina Grande.
Reforço na segurança
A Polícia Militar montou uma operação com mais de 800 policiais para reforçar a segurança das pessoas que vão aos cemitérios neste Dia de Finados, 2 de novembro, em todo o Estado. O esquema de policiamento começa a atuar já a partir do começo da noite desta sexta-feira (1º), por causa da movimentação de comerciantes e pessoas nos locais. A operação vai até a noite deste sábado, com foco principal na prevenção de furtos, roubos, crimes contra a vida e outros delitos.
A operação, denominada Eternidade, conta ainda com 288 viaturas, que vão aumentar as rondas e pontos-base na frente dos cemitérios, nas imediações e no trajeto até as paradas dos ônibus. Haverá também aumento das abordagens aos coletivos.
O comandante do Policiamento Regional Metropolitano (CPRM), coronel Lívio Delgado, disse que os cemitérios da grande João Pessoa terão uma atenção redobrada. “São 236 policiais e 72 viaturas especificamente para a região metropolitana de João Pessoa, que é onde estão localizados os cemitérios com maiores movimentações de pessoas, conforme constatado nos anos anteriores”, disse.
Confira outros horários de missas na Arquidiocese da Paraíba:
Cemitério Senhor da Boa Sentença, Varadouro: 7h, 9h, 11h, 15h e 17h
Cemitério do Cristo: 7h, 9h, 16h
Cemitério Santa Catarina, no bairro dos Estados: 8h, 10h e 16h
Catedral Nossa Senhora das Neves, no Centro, às 18h
Santuário da Penha, na Praia da Penha, às 9h e 19h30
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no 13 de Maio, às 19h
Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Jaguaribe, às 17h
Paróquia Mãe do Redentor, no Cristo, 7h
Paróquia São José, no José Américo, às 8h30
Paróquia São Francisco das Chagas, no Rangel, às 19h30
Paróquia Jesus Ressuscitado, no Anatólia, às 7h
Paróquia São Miguel Arcanjo, no Bessa, às 7h e 19h
Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Miramar, às 12h e 17h
Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Mangabeira VIII, às 19h
Paróquia São Francisco de Assis (Matriz Santa Clara), no Jardim Veneza, às 7h
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Valentina, às 17h e 19h30
Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Santa Rita, às 17h
Paróquia São Pedro Apóstolo, no Jardim Aeroporto, em Bayeux, às 19h30
Paróquia Maria Mãe de Deus, em Intermares, às 19h
Dia de Finados
A “memória dos mortos” na celebração da Missa existe desde o século IV. No século V, a Igreja dedica um dia por ano para rezar pelos mortos. No século XI, os Papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX determinaram que a comunidade cristã dedicasse, anualmente, um dia pelos mortos.
Desde o século XIII esse dia anual por todos os mortos é comemorado no dia 2 de novembro. Um dia antes, 1º de novembro, a Igreja celebra o Dia de Todos os Santos.
Comentários