icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Cientista político palestino participa de debates em João Pessoa

Baha Hilo foi trazido ao Brasil por iniciativa de um grupo de ativistas.

Publicado em 12/11/2019 às 7:00 | Atualizado em 12/11/2019 às 16:05


                                        
                                            Cientista político palestino participa de debates em João Pessoa

				
					Cientista político palestino participa de debates em João Pessoa
Eventos públicos com Baha Hilo vão acontecer na UFPB (Foto: Divulgação).

O sociólogo e cientista político Baha Hilo está cumprindo agenda na Paraíba desde o final de semana. Ele veio ao Brasil a partir de uma iniciativa de amigos e a ativistas pelos Direitos Humanos e a visita inclui a passagem por outros cinco estados. Baha participa de duas atividades abertas ao público nesta terça-feira (12) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Segundo o grupo que trouxe Baha ao Brasil, o objetivo da ação é estreitar os laços de solidariedade entre os brasileiros e o povo palestino, que passa por uma realidade de extrema violência e de violações de direitos reconhecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Na terça-feira (12), Baha Hilo participa de dois eventos na UFPB. O primeiro vai abordar o tema “Educação e Opressão: paralelo entre Palestina e Brasil”, com a participação do filósofo e presidente da Adufpb, Cristiano Bonneau – está marcado para as 15h, no auditório do Departamento de Mídias Digitais (Demid), no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Às 19h, Baha Hilo falará sobre “Educação e resistência: a luta contra o apagamento cultural palestino”, no auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). Em ambas atividades será lançado o minidoc “Hebron – Cidade Dividida”, do jornalismo Maurício Melo.

A entrada é gratuita e as duas palestras contarão com tradução. O grupo de ativistas estará vendendo artigos palestinos, como lenços, colares, pulseiras, ímãs, adesivos e chaveiros, para ajudar nos custos da viagem de Baha. No final de semana, Baha visitou o Memorial das Ligas Camponesas em Sapé.

Baha Hilo também colocará em pauta os movimentos de resistência não-violenta como a campanha internacional de BDS, o papel e a importância do turismo educacional, a Campanha da Oliveira e outros projetos que combatem a apropriação de terras por parte do Estado de Israel, além das inúmeras violações dos direitos humanos atestadas pela própria ONU.

Como Baha veio parar no Brasil

Em fevereiro de 2019 um grupo de ativistas brasileiros participou de um tour político na Palestina. No país, eles conheceram o contexto de ocupação das forças israelenses imposto aos palestinos. As aulas ministradas pelo cientista político e sociólogo Baha Hilo foram fundamentais para compreender a situação de apartheid imposto na Cisjordânia.

Por isso, o grupo organizou uma campanha de financiamento virtual para que mais pessoas no Brasil tenham acesso a esse tipo de conteúdo: ouvindo as histórias do povo palestino contadas por um palestino. O financiamento servirá para custear as passagens internacionais de Baha Hilo, o deslocamento do cientista político dentro do Brasil e as despesas com estadia e alimentação. A campanha já bateu a meta, mas restam alguns dias para acabar e ela ainda está aberta a novas contribuições.

Quem é Baha

Baha é um graduado da Universidade Birzeit em Birzeit, onde obteve seu bacharelado em Sociologia. Ele trabalhou para a Agência de Obras e Recursos das Nações Unidas na Cisjordânia, como Coordenador do Conselho Nacional das ACMs no Sri Lanka, e trabalhou com jovens como conselheiro do acampamento na Associação da Baía de Prata em Nova Iorque.

Ele serviu por seis anos como Oficial de Campanhas da Iniciativa Conjunta de Advocacia da YMCA de Jerusalém Oriental e da YWCA da Palestina. Lá, ele supervisionou a Campanha da Oliveira, que permite que visitantes internacionais façam parcerias com fazendeiros palestinos cuja terra e meios de subsistência estão sob ameaça direta da ocupação israelense.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp