CULTURA
Com elenco paraibano, Bacurau conquista prêmio de Melhor Filme em festival
Filme brasileiro também foi premiado em Cannes e em Munique.
Publicado em 22/11/2019 às 18:37 | Atualizado em 23/11/2019 às 9:29
O longa-metragem "Bacurau", que tem seis paraibanos no elenco - Buda Lira, Thardely Lima, Suzy Lopes, Ingrid Trigueiro, Jamila Costa e Dani Barbosa -, foi eleito o melhor longa-metragem da 29ª edição do Festival de Cinema Fantástico da Universidade de Málaga (Fancine), realizado na Espanha. O filme de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio principal, que inclui a quantia de 9 mil euros (cerca de R$ 42 mil), e o prêmio da crítica.
Bacurau foi gravado no sertão de Seridó, entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Ambientado em um pequeno povoado do sertão brasileiro abandonado pelo poder público, Bacurau conta a história de uma cidade fictícia, que dá nome ao filme, e desaparece dos mapas oficiais após a morte de Dona Carmelita, matriarca da comunidade. Ameaças estrangeiras iniciam uma onda de violência sem precedentes na região, obrigando os moradores a assumirem postura de resistência contra os invasores.
Vencedor do prêmio do júri no Festival de Cannes de 2019, o filme também ganhou o Prêmio de Melhor Filme Internacional na Cinemasters International Competition do Festival de Munique (Filmfest München), em Munique, na Alemanha. Bacurau chegou a disputar como indicação do Brasil para concorrer ao Oscar, mas perdeu para a "Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz
Comentários