VIDA URBANA
Valores do IPVA para 2020 da Paraíba já podem ser consultados na internet
Veículos com mais de 15 anos de fabricação ficarão isentos do pagamento do imposto.
Publicado em 20/12/2019 às 17:45 | Atualizado em 22/12/2019 às 13:32
Para os donos de veículos que querem se programar, em relação ao pagamento do IPVA do próximo ano, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) publicou uma tabela com os valores do imposto para o exercício 2020. Os valores são calculados com base em pesquisas e na tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os veículos com mais de 15 anos de fabricação (anteriores a 2004) ficarão isentos do pagamento do imposto, de acordo com a Lei Estadual nº 11.007/2017.
A projeção para 2020 do total da frota da Paraíba será de mais de 1,340 milhão de veículos. Excluindo aqueles que têm isenção por tempo de fabricação, serão 955 mil.
A consulta do valor poderá ser feita apenas com algumas características do veículo, como ano de fabricação e modelo. O IPVA de cada veículo sofre alterações com as especificações de cada um dos modelos, compreendido pelo período de 2005 a 2019. O valor de mercado de cada veículo foi definido pela pesquisa da tabela Fipe.
Reduções
A redução média do valor do IPVA será de 3,52% no próximo ano. As camionetes e utilitários, por exemplo, terão a maior diminuição média do tributo (-4,42%), enquanto os caminhões terão a menor (-2,78%). O imposto sobre os carros de passeio/automóveis terá redução média de 4,18% e os ônibus e micro-ônibus de 3,83%. Já motos e similares, que concentram a maior frota de veículos, terão queda de 2,91%.
Data para pagamento
O limite será o último dia útil de cada mês no período de janeiro a outubro para quem optar pelo pagamento da cota única à vista ou então pelo parcelamento. Por exemplo, o proprietário com placa final 1, a data limite de vencimento será o dia 31 de janeiro de 2020, enquanto a placa final 2 será o dia 28 de fevereiro. No mês de março, será a vez do proprietário com placa de veículo final 3 realizar o pagamento até o dia 31 de março para evitar pagamento de juros e multas e, assim, sucessivamente, até o mês de outubro, quando encerra a opção do cota única ou parcelado da placa com final zero, tendo a data limite de pagamento o último dia útil do mês.
Impressão dos boletos
Os boletos do IPVA/licenciamento deverão ser impressos por meio da internet, através dos sites da Secretaria de Estado da Fazenda e do Detran-PB. O documento também poderá ser impresso nas unidades físicas do Detran espalhadas pelo Estado. O pagamento deve ser efetuado nas agências bancárias, caixas eletrônicos, lotéricas ou aplicativos de celular.
Comentários