VIDA URBANA
Inmet prevê chuvas fortes em 74 municípios do Sertão da PB; região já registrou 80 milímetros em 2020
Em alguns municípios, a média de chuvas esperadas para todo o mês de janeiro já foi ultrapassada
Publicado em 02/01/2020 às 16:46 | Atualizado em 02/01/2020 às 17:57
Nesta quinta-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para 74 cidades localizadas no Sertão da Paraíba. Segundo o Inmet, o grau de severidade das chuva está classificado como sendo de “perigo pontencial”, podendo causar danos estruturais às cidades atingidas. A região já começou o ano com altos índices, algumas cidades registraram 80 milímetros no dia 1º.
Conforme o alerta, as chuvas devem ser registradas de 20 mm a 30 mm, ou até em 150 mm ao dia. Há baixo risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamento e de descargas elétricas.
As cidades da Paraíba que podem ser atingidas pelas chuvas são: Aguiar, Aparecida, Belém de Brejo do Cruz, Bernadino Batista, Boa Ventura, Bom Jesus, Bom Sucesso, Bonita de Santa Fé, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Cajazeirinhas, Carrapateira, Catingueira, Catolé do Rocha, Conceição, Condado, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Imaculada, Itaporanga, Jericó, Joca Claudino, Juru, Lagoa, Lastro, Malta, Manaíra, Marizópolis, Mato Grosso, Monte Horebe, Mãe D’Água, Nazarezinho , Nova Olinda, Olho D’Água, Patos , Paulista, Pedra Branca, Piancó, Pombal, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Princesa Isabel, Riacho dos Cavalos, Santa Cruz, Santa Helena, Santa Inês, Santa Teresinha, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Serra Grande, Sousa, São Bentinho , São Bento, São Domingos, São Francisco, São José da Lagoa Tapada, São José de Caiana , São José de Espinharas, São José de Piranhas, São José de Princesa, São José do Brejo do Cruz, São João do Rio do Peixe, Tavares,Triunfo, Uiraúna, Vieirópolis, Vista Serrana, Água Branca.
O alerta do Inmet vale até a manhã desta sexta-feira (3), e, além das cidades paraibanas atingidas, os estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia também devem receber chuvas fortes. Outros dados sobre o alerta podem ser encontrados no site de avisos meteorológicos, ou através dos telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
Índices pluviométricos
De acordo com a Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa), oito cidades do Sertão da Paraíba apresentaram índice de chuvas superior a 80mm na quarta-feira (1º), primeiro dia de 2020. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta nesta quinta-feira (2) para chuvas fortes em 74 cidades do Sertão paraibano.
A média de chuvas esperadas para todo o mês de janeiro já foi ultrapassada em algumas cidades, como Aparecida e Lagoa. Os maiores índices pluviométricos da região foram registrados nos municípios de Cajazeiras, Aparecida, Lagoa, Aguiar, São Francisco, Igaracy, Ibiara e Marizópolis.
O município de Cajazeiras teve o maior índice de chuvas na quarta-feira (1º), registrando 102,1mm. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, o vórtice ciclônico, fenômeno que tem atingido o Sertão da Paraíba está enfraquecendo, mas há previsão de mais chuvas para a região.
Dados oficiais da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), ainda revelam a pluviometria das últimas chuvas ocorridas em municípios da Paraíba entre os dias 31 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro de 2020. Até então, a Empaer mediu os índices nos seguintes municípios:
- Catingueira: 50,0 mm
- Junco do Seridó: 12,8 mm
- Mãe d'água: 41,0 mm
- Malta: 56,5 mm
- Passagem: 50,7 mm
- Patos: 67,0 mm
- São José do Sabugi: 32,5 mm
- Santa Luzia (oficial): 46,4 mm
- São José do Bonfim (oficial): 35,0 mm
- São Mamede (oficial): 12,4 mm
- Santa Teresinha (oficial): 42,0 mm
- Sitio Lagedo: 50,0 mm
- Várzea (oficial): 35,0 mm
Comentários