VIDA URBANA
Sem vacina pentavalente, Ministério orienta municípios paraibanos sobre substituição
Secretaria de Saúde da Paraíba já iniciou um ajuste para atender a população.
Publicado em 08/01/2020 às 17:48 | Atualizado em 09/01/2020 às 7:57
Sem distribuir vacina pentavalente na Paraíba desde outubro do ano passado, o Ministério da Saúde, recomendou, nesta quarta-feira (8), que as dosagens sejam substituídas pelas vacinas DTP e Hepatite B, enquanto não é normalizado o estoque no país. A vacina pentavalente protege a criança contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus Influenzae B.
O Ministério optou pelo esquema alternativo com uma dose de DTP acrescida de Hepatite B (HB) a fim de proteger as crianças menores de um ano contra difteria, tétano, coqueluche e Hepatite B. Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, após a regularização dos estoques com a vacina pentavalente, será suspenso o novo cronograma e os estados retomam o Calendário Nacional de Vacinação definido pelo Programa Nacional de Imunizações.
As vacinas indicadas para substituição temporária da pentavalente já estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, que iniciou um ajuste no esquema de vacinação em virtude da falta de distribuição nacional da vacina.
De acordo com o a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, as gerências de saúde estão recebendo orientações específicas para o preenchimento adequado dos cartões de vacina. “As crianças que forem vacinadas neste esquema especial terão a caderneta de vacinação devidamente documentada especificando as doses e o tipo de vacina utilizada, para que posteriormente seja feito o reforço na data prevista com a pentavalente”, explica Isiane.
Entenda o cronograma:
Comentários