VIDA URBANA
Quatro hospitais da PB deixam de receber recursos para atendimentos materno-infantil
Unidades de saúde do Sertão e Brejo perderão o selo 'Hospital Amigo da Criança'.
Publicado em 15/01/2020 às 17:05 | Atualizado em 16/01/2020 às 11:21
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15), uma portaria desabilitando quatro estabelecimentos de saúde da Paraíba, no programa conhecido como Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Com isso, além da remoção dos nomes das unidades hospitalares do Sistema de Informações do Sistema Único de Saúde (SUS), os recursos financeiros também deixam de ser repassados.
Os locais que estão sendo descredenciados são o Hospital Distrital Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, em Sousa, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Carmo, em Lastro, a Unidade Mista de Saúde José Moisés de Sousa, em Nova Olinda, além da Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora da Luz, em Guarabira.
De acordo com o documento assinado pelo secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, a partir da publicação, “a coordenação-geral dos Sistemas de Informação fica autorizada a excluir do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, a habilitação das unidades na competência posterior à sua publicação”.
Neste caso, elas continuam funcionando normalmente, mas perdem a classificação de ‘Hospital Amigo da Criança’ e por isso, deixam de receber recursos específicos do referido programa.
Comentários