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VIDA URBANA

Inspeção do CRM-PB encontra irregularidades no Hospital da Clipsi

Direção da unidade hospitalar tem dez dias para resolver problemas.

Publicado em 11/02/2020 às 16:22 | Atualizado em 12/02/2020 às 7:55


                                        
                                            Inspeção do CRM-PB encontra irregularidades no Hospital da Clipsi
Foto: Reprodução/TV Paraíba

				
					Inspeção do CRM-PB encontra irregularidades no Hospital da Clipsi
Foto: Reprodução/TV Paraíba. Foto: Reprodução/TV Paraíba

O Clipsi Hospital Geral, em Campina Grande, tem um prazo de 10 dias, a partir desta quarta-feira (12), para sanar os principais problemas encontrados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), em vistoria realizada na última sexta-feira (7).

Durante a fiscalização, a equipe do CRM-PB observou deficiência na assistência médica, com excesso de pacientes sob assistência de apenas um pediatra, falta de médico responsável pela sala de parto, além de não apresentar a escala médica de todos os setores do hospital.

“No momento da vistoria, havia apenas um médico pediatra para assistir nove pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e treze na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (UCIN). Já a sala de parto das pacientes do SUS, que tem uma alta demanda, com 21 pacientes no alojamento, não tinha um médico responsável pelo setor. Isso é um risco tanto para os pacientes, quanto para os médicos, que não tem condições de prestarem um serviço adequado”, destacou o diretor de fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa.

Ele ainda destacou que vê com preocupação a possível interdição do hospital, já que Campina Grande vem sofrendo com problemas na assistência pediátrica.

O relatório do Conselho será entregue nesta quarta-feira (12) à direção do hospital, à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público Estadual. Segundo o CRM, o Hospital Clipsi é a maior unidade hospitalar particular de Campina Grande, sendo referência para atendimento pediátrico. Além de atender pacientes de convênios e particulares, presta assistência a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Através de nota, a direção do Hospital Clipsi esclareceu que recebeu a visita do CRM-PB, mas ressaltou que em nenhum momento foi notificada pelo órgão fiscalizador. O hospital negou a exustência dos problemas citados.

Confira a nota do Hospital da Clipsi

Em virtude dos fatos noticiados na imprensa sobre a visita realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), no dia 07 de fevereiro de 2020, a CLIPSI – Hospital Geral, vem a público esclarecer a verdade dos fatos:

1º) A visita do CRM-PB ocorreu normalmente, e foi acompanhada pela Administração do Hospital, fornecendo todas informações necessárias;

2º) A CLIPSI – Hospital Geral atua na área de saúde há cerca de 52 anos, exercendo suas atividades médicas sem que até este momento tenha tido qualquer interrupção na assistência médica

3º) A CLIPSI – Hospital Geral possui escalas médicas de plantonistas em todos os setores, inclusive: UTI adulto, UTI neonatal e infantil, emergência pediátrica, emergência adulto e emergência obstétrica;

4º) Em nenhum momento houve falta de assistência aos pacientes internos, o que ocorre é que existe uma alta demanda do SUS na área de assistência pediátrica e obstétrica;

5º) A CLIPSI – Hospital Geral não recebeu até o presente momento, nenhuma notificação do CRM-PB e continua a disposição do mesmo para todos os esclarecimentos que se façam necessários.

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Raniery Soares

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